Dia do cidadão ítalo-jundiaiense é marcado por exposições e concerto gratuitos

Publicada em 02/06/2022 às 11:33

Dia 02 de junho é marcado é a Festa da República na Itália, feriado naquele país. Em Jundiaí, para homenagear a comunidade de imigrantes e de seus descendentes, por meio da lei 5.004/1997, comemora-se também o dia do cidadão ítalo-jundiaiense. Para marcar a data, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) indica duas atrações gratuitas imperdíveis.

“Entre os diversos povos que em muito contribuíram e ainda contribuem para a construção de Jundiaí, neste momento a UGC faz esta homenagem aos italianos e seus descendentes. Esperamos pela participação de todos para prestigiar esta reverência”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

Entre as atrações estão as exposições gratuitas “Nonni di São Paulo” e “Paesani”, à mostra na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes até o dia 03 de julho.

Além da homenagem aos “nonni” de São Paulo, Pinacoteca traz também seção dos “nonni” de Jundiaí

“Nonni di São Paulo”, de Oliviero Pluviano, que quer dizer “avós”, traz em fotos, vídeos e textos as homenagens as importantes nomes e famílias italianas de expressão em São Paulo, com uma seção especial para homenagear também os “Nonni” de Jundiaí.

“Paesani”, de Emidio Luisi, também traz o registro fotográfico de colônias italianas espalhadas pelo Brasil, além de famílias jundiaienses e os objetos utilizados em seus cotidianos, como aparelhos de barbear, garrafões, louças e outros instrumentos de trabalho.

A auxiliar de administração Eliana Moschetti Cardoso foi uma das visitantes esta semana. Aproveitando que o filho Anthony, de 14 anos, faz curso de trombone no Projeto Guri, bastou a Eliana atravessar a rua e se deparar com parte importante do passado do País. “Meu avô era italiano e se instalou em São Paulo, na Freguesia do Ó, quando chegou ao Brasil. Por isso quis conferir as exposições, que estão realmente lindas. Está lindo ver os rostos e as histórias de gente que veio, enriqueceu nossa Cultura e deixou-se enriquecer pela nossa”.

Quem visitar a Pinacoteca poderá também conferir os quadros do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin sobre a Paixão de Cristo.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e funciona de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Mais atrações
Já na próxima terça-feira (07), o Teatro Polytheama recebe às 20h o show musical “Brasileiriana”, com Mel Freire, um encontro musical entre o Brasil e a Itália para celebrar a “Festa della Repubblica Italiana”. A atração, promovida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, faz parte do programa “A caminho do interior”, e traz também no baixo Alex Rocha, no piano Pierpaolo Principato, percussão com Marcelo Costa, e na guitarra e voz Fred Martins.

Os ingressos gratuitos já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) ou pela plataforma Sympla. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/02/dia-do-cidadao-italo-jundiaiense-e-marcado-por-exposicoes-e-concerto-gratuitos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original