Educadores vivenciam jogos do programa MenteInovadora durante capacitação do programa

Publicada em 03/06/2022 às 07:31

Com o uso de jogos, principalmente de tabuleiro, o programa Escola Inovadora oferece aos estudantes da rede municipal de ensino o desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio do programa MenteInovadora, que promoveu, na quinta-feira (2), capacitação presencial com educadores da Educação Infantil II e Ensino Fundamental.

O encontro presencial foi marcado pelo uso de um dos jogos de tabuleiro, que depois será aplicado em sala de aula, tanto com as crianças pequenas como do Ensino Fundamental, sempre adaptados conforme a faixa etária. Os educadores que participaram vivenciaram a atividade para entender e depois poder utilizá-la com as crianças.

Silmara Leme do Prado é coordenadora da EMEB Iracy Ferreira Bueno, comentou sobre a capacitação. “Os jogos são excelentes recursos para a sala de aula, pois trabalham as habilidades desde as crianças muito pequenas. Durante os jogos, conseguimos trabalhar a aprendizagem significativa e com propósito, enquanto para as crianças é uma atividade lúdica, uma brincadeira, que é muito bem recebida por eles”, comenta.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
E uma sala, há pessoas sentadas nas cadeiras, e outras em pé, em volta de uma mesa.
Educadores vivenciaram os jogos que serão aplicados em sala de aula com os estudantes

O MenteInovadora desenvolve nos estudantes as habilidades socioemocionais, por meio de jogos e abordagens lúdicas de ensino. A formadora do MenteInovadora, Carolina Bastos Fulini, explica mais sobre o programa. “As habilidades e comportamentos desenvolvidos são para toda a vida e estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O jogo é um recurso didático que trabalha com três métodos: jogos de raciocínio, professor mediador e método metacognitivo. Por meio do jogo, o aluno desenvolve as habilidades usando os métodos para organização do pensamento”.

Os jogos já estão em uso em toda a rede de ensino. Inicialmente, os estudantes receberam dois diferentes materiais, para uso em sala de aula e para atividades em casa, no ambiente familiar. Nesta etapa, as escolas passam a receber novos jogos que serão utilizados em diferentes faixas etárias. “Os educadores participam de constante capacitação on-line do programa e há os encontros presenciais. Com o uso dos jogos, conseguimos trabalhar a socialização, raciocínio lógico, ética, cooperação, metacognição, habilidades fundamentais num momento após o confinamento da pandemia”, afirma a diretora de Educação Infantil, Thaís Nonô.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/03/educadores-vivenciam-jogos-do-programa-menteinovadora-durante-capacitacao-do-programa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original