Com exposições gratuitas, Solar do Barão, Pinacoteca e Biblioteca ficam abertos para visita aos finais de semana
Publicada em 04/06/2022 às 08:17Mesmo aos finais de semana, os equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) seguem abertos para visitação, garantindo assim a programação cultural gratuita dos jundiaienses e de visitantes de outros Municípios. No Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes e a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, os visitantes podem também conferir atualmente cinco exposições com entradas gratuitas.
“Desde a reabertura dos nossos equipamentos culturais temos visto a população, bastante saudosa, revisitando esses espaços que evocam importantes memórias afetivas em suas vidas. Por isso, retomamos a abertura também aos fins de semana, para que as pessoas tenham mais oportunidades de frequentar esses locais. E em muito contribuem para isso as exposições gratuitas montadas, para que sejam um convite e uma experiência transformadora na vida dessas pessoas”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

No Museu, a exposição da vez é a Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí, que homenageia até o dia 26 deste mês a bailarina Glória Rocha. Inaugurada durante a programação do 24º Festival Enredança, a exposição traz um percurso conduzido pelo som de músicas clássicas de espetáculos de Balé, com objetos pessoais da artista; fotos e depoimentos de bailarinos renomados; peças e figurinos da Cia. Jovem de Dança, corpo artístico ligado à UGC; objetos e troféus de edições antigas do Festival Enredança; além de sapatilhas autografadas de bailarinos jundiaienses e famosos, como Ana Botafogo e Claudia Raia.
O operador de máquinas Jefferson Geraldi e a estudante de enfermagem Evelyn Alves aproveitaram as compras pelo Centro para conferir a exposição em homenagem a Glória Rocha. “Sempre que a gente vem ao Centro aproveita para visitar o Solar e aprender mais sobre História, pois o tema me interessa”, comentou Jefferson, que diz ter reconhecido as fotos de Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus na exposição. Já Evelyn, à espera do filho Ravi, diz ter gostado tanto da exposição que quer voltar com a filha Alice, de três anos. “Ela gosta muito de dança e faz Balé na escola. Aposto que quando vier vai querer dançar quando ouvir a música”.
As amigas Camila Hassun e Beatriz Moretti, de 17 e 15 anos, respectivamente, também conferiram e aprovaram a exposição. Camila gostou de revisitar o espaço. “Fiz um trabalho de escola sobre o Solar quando era criança e é muito bom voltar e ver esta exposição. Já mandei até uma mensagem para uma amiga bailarina, que competiu no Festival Enredança, para que venha conferir”. Já para Bruna, a exposição trouxe memórias de quando esteve no teatro que leva o nome da bailarina. “Lembro-me de ir à Sala Glória Rocha numa excursão com a escola”.

Já na Pinacoteca, os visitantes poderão conferir gratuitamente, até o dia 03 de julho, duas exposições em homenagem aos imigrantes italianos e seus descendentes, além da influência desse País europeu na cultura brasileira.
Nonni di São Paulo, de Oliviero Pluviano, que quer dizer “avós”, traz em fotos, vídeos e textos as homenagens as importantes nomes e famílias italianas de expressão em São Paulo, com uma seção especial para homenagear também os “Nonni” de Jundiaí. Já Paesani, de Emidio Luisi, também traz o registro fotográfico de colônias italianas espalhadas pelo Brasil, além de famílias jundiaienses e os objetos utilizados em seus cotidianos, como aparelhos de barbear, garrafões, louças e outros instrumentos de trabalho.
Quem visitar poderá conferir também obras do pintor italojundiaiense Inos Corradin que compõem a reserva técnica da Pinacoteca, como a série de quadros que retratam a Paixão de Cristo.
A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

E na Biblioteca, a abertura aos finais de semana ocorre aos sábados, sempre das 9h às 13h. O espaço conta com dois espaços expositivos. Um deles, a Galeria Jundiaí, hospeda até o dia 29 de junho a mostra Faça-se a Luz, com mandalas coloridas da artista plástica Luz Pearce. Já no Espaço Sônia Cintra, segue até o dia 28 a exposição Taipa e Palavra, de Isabella Ferraro, que reúne fotografias, textos breves e o patrimônio histórico imaterial e material da cidade de diversos espaços vistos de forma diferentes.
A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos, e de segunda a sexta-feira funciona das 9h às 21h.Mais informações pelo telefone 4527-2110.


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 31/10/2025 
				
					 ‘Pela Estrada – Canções do Nosso Brasil’, do Coral Municipal, estreia no sábado (08), na Sala Glória Rocha ‘Pela Estrada – Canções do Nosso Brasil’, do Coral Municipal, estreia no sábado (08), na Sala Glória Rocha
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original





