Criança Feliz: programa contempla 500 beneficiários em Jundiaí

Publicada em 04/06/2022 às 08:58

Instituído em Jundiaí em 2017, o programa federal Criança Feliz já beneficia no Município 500 crianças, que recebem, periodicamente, as visitas domiciliares para o acompanhamento de seu crescimento. Com a proposta de criar e fortalecer os vínculos familiares, o programa apoia os cuidadores na garantia do pleno desenvolvimento da Infância e, em Jundiaí, integra as iniciativas do programa municipal Cidade das Crianças.

O pequeno Joaquim de Oliveira, de cinco anos, foi um dos primeiros a receber as visitas domiciliares, pois mora na vila Nambi, território de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um dos primeiros a receber o programa. Apesar da idade, Joaquim segue no programa, pois é uma criança especial, e hoje é acompanhado pela visitadora Luana Pereira.

À espera do Lucas, previsto para nascer em julho, a mãe do Joaquim, Patrícia Lopes, comemora muito a participação. “Sentimos muita falta das visitas durante o programa. Mas mesmo nesse período as visitadoras continuaram trazendo materiais para as atividades e compartilhando instruções virtualmente, que acessei com a ajuda dos meus filhos mais velhos. Fizemos atividades para estimular o olfato e audição, além de brincadeiras com bexigas e recicláveis. Mas foi muito importante agora que as visitas voltaram”, comemorou.

Joaquim foi uma das primeiras crianças a receber as visitas, ainda hoje feitas, agora com a visitadora Luana

Com duração de cerca de 30 minutos, as visitas presenciais foram retomadas e seguem com a seguinte periodicidade: semanalmente para crianças de zero a três anos (Primeiríssima Infância); quinzenalmente para crianças de três a seis anos (Primeira Infância, para crianças com algum tipo de deficiência); e também quinzenalmente para gestantes, com as quais as visitadoras tratam dos cuidados com a gestação, da expectativa da chegada do bebê e da criação de uma rede de parentalidade e apoio.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças, pois aqui entendemos que as crianças não são só o futuro, mas já são o nosso presente. E esse conceito, que nos é muito claro, implica numa série de investimentos, desde o incentivo ao desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança nos primeiros anos de vida, até quando elas chegam à nossa rede municipal de ensino, sob a tutela do programa Escola Inovadora”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

O programa é articulado no Município pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), por meio do Departamento de Proteção Social Básica. Com presença nos territórios dos seis Cras, o programa conta hoje com cerca de vinte visitadores, estagiários contratados de Pedagogia e Psicologia, e com as supervisoras Célia Emidia da Silva e Larissa de Souza.

Prefeitura já promoveu visitas com as famílias beneficiárias do programa, como por exemplo à Fábrica das Infâncias Japy e Mundo das Crianças

Mais Criança Feliz
A gestora da UGADS, Maria Brant, também reitera a importância de outras iniciativas para o programa. “Temos promovido, em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), uma série de atividades com as famílias do programa, com o intuito de promover a formação de repertório e apropriação dos equipamentos públicos. Por isso, realizamos visitas das crianças e de seus cuidadores a locais como a Fábrica das Infâncias Japy, que é um novo espaço voltado à infância e ao incentivo ao brincar”, comentou.

Patrícia e Joaquim também participaram de uma visita com outros beneficiários do programa ao Mundo das Crianças. “Não conhecíamos o espaço e a família toda se divertiu muito. Meu esposo até entrou no tobogã e no chafariz junto com o Joaquim para que ele pudesse brincar”, comentou Patrícia aos risos.

Em junho de 2019, com indicação do Ministério da Cidadania e da Fundação holandesa Bernard van Leer, Jundiaí recebeu a visita de uma comitiva do Governo da Etiópia, inclusive com a presença da Ministra da Saúde, Lia Tadesse. Além de conhecer diversas iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, a comitiva acompanhou visitas domiciliares do Criança Feliz em bairros vulneráveis.

Comitiva do governo etíope

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/04/crianca-feliz-programa-contempla-500-beneficiarios-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original