Participação dos jovens marca o retorno da Feira de Profissões do Vetor Oeste
Publicada em 04/06/2022 às 13:20Com a participação de centenas de jovens estudantes e adultos interessados, a Feira de Profissões do Vetor Oeste foi retomada nessa sexta-feira (03), com programação diversificada durante os períodos da tarde e da noite, na Escola Estadual Maria de Almeida Schledorn, no Jardim das Tulipas. Com estandes demonstrativos de diversas profissões, cursos técnicos e universitários, além de empresas e do contato com profissionais de diversos segmentos, a Feira foi uma oportunidade para que os jovens, principalmente do Ensino Médio, pudessem refletir acerca de suas carreiras e estudos no futuro e tivessem orientações sobre bolsas de estudo e financiamentos estudantis.
A Feira, que chega à sua quarta edição após dois anos sem realização por conta da pandemia, é uma realização da rede socioassistencial do Novo Horizonte, da qual fazem parte representantes de serviços públicos da região – como responsáveis por escolas municipais e estaduais, gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) -, empresas, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e lideranças políticas. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) também integra a rede e disponibilizou kits de lanches para os expositores e transporte para alunos das escolas estaduais da região até o local da Feira.
Servidores da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) também apresentaram no estande da Unidade os diversos serviços socioassistenciais oferecidos, como o trabalho do Cras, o programa Criança Feliz e da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional. “Ficamos muito felizes em ver a adesão desses jovens, incluindo também aqueles que são acompanhados pelos serviços da UGADS no território e foram convidados para a Feira, pois compreendemos a importância que o conhecimento e acesso a diversas referências traz na transformação das vidas”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.
A Prefeitura também marcou presença com outras atividades na Feira, como a apresentação da DJ Maravilha, viabilizada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC); uma demonstração com os cães do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), entre eles os cães Labradores Pantera e Black, acompanhados pelos GM Madeira e M. SIlva; e um estande de apresentações dos serviços disponibilizados pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), com um painel interativo com os serviços do Aplicativo Jundiaí que chamou a atenção dos estudantes.
Renan Silva e Karine Souza participam com suas famílias de serviços e atividades propostas pelo Cras Novo Horizonte, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e inscrição no Cadastro Único. Durante a Feira, conferiram o painel interativo da CIJUN, onde puderam conferir, entre uma série de funcionalidades, o cardápio da merenda e os horários e linhas de ônibus do bairro em que moram.
“Eu não conhecia este aplicativo e achei muito interessante, cheio de informações”, comentou Renan, de 17 anos. “Eu quero estudar Psicologia, mas me interesso muito por Tecnologia da Informação (TI), por isso vim conferir a feira, para saber de mais oportunidades e conseguir o que almejo em minha vida”, comentou Karine.
Acompanhado dos amigos Felipe Barbosa, Gabriel Nascimento e Kauan da Silva, o jovem Mattheus Oliveira, de 15 anos, também aproveitou para conferir a Feira. “Ainda não sei o que vou estudar e vim por causa disso. Meu pai já trabalhou na Siemens, uma empresa de grande porte e que também está expondo aqui hoje, então queria conferir também”, comentou Mattheus, que é estudante da escola e reside no Jardim das Tulipas.
O diretor da escola Schledorn, Ivan Rampin, comemorou a retomada. “Felizmente temos uma comunidade muito envolvida com a escola, e após dois anos, conseguimos retomar esta atividade e com evolução em sua realização. Também gostaria de ressaltar uma parceria muito importante da escola com a Escola Técnica Benedito Storani, que promove aqui há três anos um curso técnico de administração, de excelência e que tem contribuído muito conosco”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original