Combate a incêndios florestais é foco de capacitação

Publicada em 05/06/2022 às 10:04

Foi realizada no sábado (04) a aula inaugural do Curso de Capacitação de Combate a Queimadas, que faz parte da “Operação Estiagem de Jundiaí 2022”, com cerca de 50 participantes, na Fazenda Ermida, da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho. Promovida pela Defesa Civil, com a participação do Corpo de Bombeiros, GM de Jundiaí e integrantes da Unidade de Gestão de Planejamento em Meio Ambiente (UGPUMA), a capacitação segue nos dias 9, 25 e 30 de junho.

A prevenção é o carro-chefe do curso. Tem como objetivo dar a noção aos participantes sobre a importância dos conhecimentos e procedimentos relacionados a incêndios florestais, buscando a integração de todos os órgãos nas ações de combate, efetivamente, incluindo situações de emergência.

Participantes em frente à viatura do Corpo de Bombeiros, junto com a equipe da Defesa Civil, GM de Jundiaí e da Unidade de Gestão de Planejamento em Meio Ambiente
Equipe em atividade prática, com orientação no combate a queimadas em vegetação
Aula inaugural foi realizada na Fazenda Ermida, com atividades teóricas e práticas

“Para isso, temos na programação atividades teóricas e práticas, por conta do Plano de Operação Estiagem, que teve início em maio e continua até 30 de setembro”, explica o coronel e coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez Germano, lembrando que além desse curso presencial estão previstas futuramente oficinas preparatórias na modalidade EAD.

Na aula inaugural foi feita a apresentação do Plano Operação Estiagem (Decreto 29.635/21), com detalhamento da Lei de proibição de queimadas em Jundiaí (Lei 8.858/17), destacando a Divisão Florestal da Guarda Municipal, com atuação na Serra do Japi. Houve também atividade teórica sobre incêndios em vegetação, treinamento prático e o plantio de três árvores nativas da Mata Atlântica.

O Curso de Capacitação de Combate a Queimadas é totalmente gratuito. Oferece uma estrutura completa de prevenção e combate, dicas e conceitos importantes relacionados ao tema e certificado de conclusão no final. É direcionado a pessoas que têm interesse, seja qual for sua área de atuação, de todas as idades (menores acompanhados pelos pais ou responsável). Para se inscrever nas próximas, basta clicar no link https://docs.google.com/forms/d/1wCnsBxnvtL5cigabicvPaHJqJuOoBMMFjR7Xdv-qLXQ/edit?usp=drive_web

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/05/combate-a-incendios-florestais-e-foco-de-capacitacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original