Investimentos em segurança refletem na queda de índices de criminalidade em Jundiaí

Publicada em 05/06/2022 às 08:37

Após dois anos atípicos de pandemia, Jundiaí vê os índices de criminalidade caírem, em um comparativo do primeiro quadrimestre de 2019 com o mesmo período de 2022. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), os furtos de veículo, comparando dados de janeiro a abril, caíram em 23%.

Já os roubos de carro também tiveram baixa de 15,6%, assim como roubos em geral, com índice 16,2% menor, comparando dados de 2019 e 2022.

De acordo com o membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Túlio Kahn, Jundiaí apresentou a mesma tendência do Estado de São Paulo, com queda em alguns índices, como os furtos a veículos e roubos no geral, comparando os dados do primeiro quadrimestre de 2019 (período pré-pandemia) com janeiro a abril de 2022.

Para ele, além de ter uma GM estruturada, a gestão em segurança pública também faz com que o município colha bons índices. “De modo geral, reuniões com as plataformas, câmaras setoriais temáticas e monitorando indicadores faz a diferença.  É gestão por resultado, que trabalha com base em evidências. Coisas que funcionam e Jundiaí faz.”

Base Móvel está entre os investimentos realizados em Segurança

A gestora municipal de Segurança, Carla Basson, destaca que Jundiaí colhe resultados de investimentos realizados pelo governo ao longo dos últimos anos.  “Houve um avanço na instalação de câmeras na cidade. Hoje são mais de 350 em todo o território da cidade, sendo 224 da GM e outras 102 com tecnologia OCR, de reconhecimento ótico de caracteres de placas de veículos. Além disso, há outras 37 convencionais”, comenta a gestora.

Carla frisa ainda que o trabalho de fiscalização para inibir ações delituosas tem dado resultado, bem como a parceria da Guarda Municipal (GM) com outras forças de segurança, como Polícias Civil e Militar. “Temos realizado ações em conjunto para apoiar os órgãos em prisões de infratores e cumprimentos de mandados.”

Investimentos

Para os próximos cinco anos, os investimentos da gestão na área de segurança são estimados em mais de R$ 50 milhões. “Desde 2017 expandimos as câmeras de segurança para diferentes bairros da cidade, um investimento não só em equipamentos que registram imagens, mas também em toda uma rede de fibra ótica que já tem 400 quilômetros de extensão”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. “Na cidade do futuro, as inovações tecnológicas existem para melhorar a vida do cidadão. Além desses investimentos, estamos programando mais R$ 50 milhões para os próximos anos, com a construção de uma nova central que abrigará a sede da Guarda Municipal, integrada com outros serviços de urgência e emergência como a Defesa Civil e Samu/Saec, além do canil para a GM.”

Já foram contratados e estão em treinamento 50 guardas municipais. Entre 2018 e 2021, a Corporação ganhou outros 79 GMs. Atualmente a GM está com o maior efetivo da história da corporação de segurança municipal: 413 integrantes.

Guarda Municipal de Jundiaí conta com o maior efetivo já registrado na história da corporação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/05/investimentos-em-seguranca-refletem-na-queda-de-indices-de-criminalidade-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original