Na Cidade das Crianças, Jundiaí oferece tecnologias educacionais para aprendizagem significativa a partir dos 4 anos de idade

Publicada em 05/06/2022 às 10:10

Em Jundiaí, a Cidade das Crianças, tablets, computadores, robôs para programação computacional, computadores e telas interativas são equipamentos de tecnologia educacional que, desde o início do ano letivo de 2022, fazem parte da realidade dos estudantes do programa Escola Inovadora de Jundiaí, da rede municipal de ensino, que atendem crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

São mais de R$ 12 milhões em investimentos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educaçaõ (UGE), para a aquisição dos equipamentos, materiais e formação dos educadores, para que possam aprender sobre as tecnologias e aplicá-las com as crianças. 

“Jundiaí oferece a educação do futuro, com a tecnologia desde os 4 anos de idade, que vem para aprimorar o ensino de boa qualidade oferecido na rede municipal. Esse é o caminho que trilhamos na cidade com a Escola Inovadora”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
No chão, há um tapete branco e azul claro, com um robô azul, com base laranja, com olhos, ele está apoiado no chão. Também há peças azuis com adesivos em uma fileira.
No programa Escola Inovadora as tecnologias educacionais estão disponíveis para os estudantes a partir dos 4 anos de idade

As tecnologias educacionais estão presentes desde a Educação Infantil II, a partir dos 4 anos. O Rob é um é um robô educacional desplugado, ou seja, sem o uso de tela, computador, tablet ou acesso à internet, que permite o desenvolvimento cognitivo e de habilidades como o pensamento matemático, de resolução de problemas, sequenciamento de comando, lógica, trabalho em equipe,  de maneira lúdica e prazerosa. 

O uso do robô já é um dos momentos favoritos da criançada. Com apenas 4 anos, a aluna Heloísa Carvalho, da EMEB Patrícia Pires, conta sobre a atividade com o Rob. “Ele brinquei com o Rob, ele é um robô que ensina a gente, ele vai para frente, trás, direita, esquerda e até toca música”, conta a jovem estudante.

A tecnologia estimulada pelo programa Escola Inovadora motiva a aprendizagem por meio do lúdico, promove o pensamento matemático, sequenciamento de comando, lógica, pensamento para a solução de problemas, trabalho em equipe, facilita o desenvolvimento cognitivo, explora a aprendizagem significativa, estimula novas competências e habilidades. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Uma garota com cabelos ondulados presos, veste uniforme escolar branco com mangas e gola azuis, segura um robô nas mãos que é azul, com base laranja e visor com olhos.. Ela está em um ambiente de sala de aula é possível ver outros alunos na sala.
Crianças aprovam e se divertem enquanto aprendem sobre robótica na Educação Infantil II

“Por  meio da robótica, os estudantes estimulam as novas competências em momentos leves e divertidos. Jundiaí é pioneira em oferecer o Rob para escolas da rede pública. As tecnologias educacionais também estão presentes no Ensino Fundamental com chromebooks, telas interativas, tablets para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa Estudo É Tudo e para estudantes cadastrados no Auxílio Brasil”, conta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

A Unidade de Educação fez a aquisição de 184 Robs, destinados a 45 escolas municipais para estudantes da Educação Infantil II (4 e 5 anos) e em torno de 12 mil estudantes. Jundiaí é a pioneira em oferecer o Rob para escolas da rede pública. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/05/na-cidade-das-criancas-jundiai-oferece-tecnologias-educacionais-para-aprendizagem-significativa-a-partir-dos-4-anos-de-idade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original