Jundiaí inicia Semana do Cadastro Único para regularização de pendências, atualizações e novos registros

Publicada em 06/06/2022 às 17:32

Jundiaí iniciou nesta segunda-feira (6) a Semana do Cadastro Único, com foco na regularização de pendências, atualizações de pessoas que estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) que têm o direito de receber algum auxílio social. O período também será usado para aqueles que se encaixam nos quesitos, mas ainda não recebem os benefícios. Por conta da pandemia, o Governo Federal suspendei as ações de verificação/validação dos dados por dois anos.

O Cadastro Único é a porta de entrada para que as famílias acessem e continuem recebendo os benefícios sociais. A atualização cadastral garante que as informações registradas na base do Cadastro Único estão de acordo com a realidade das famílias.

“Em Jundiaí, quase 7 mil pessoas, que correspondem a aproximadamente 5 mil famílias, vão precisar realizar alguma atualização no seu cadastro. As que não fizerem correm o risco de ter o seu benefício cortado, seja ele qual for”, esclarece a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.

Gestora Maria Brant, de blusa azul, realiza atendimento para famílias cadastradas no CadÚnico por um notebook
Gestora Maria Brant realiza atendimento para famílias cadastradas no CadÚnico

Por regra, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar as informações a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração, seja na composição familiar, no endereço ou na situação de trabalho e renda de seus membros. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o BPC, e a Tarifa Social de Energia exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social estará durante toda a semana no pavilhão 3 do Parque da Uva para atender aqueles que precisam. Como no caso do haitiano Cleribert Josaphat. “Moro no Brasil há 10 anos, mas nunca recebi nenhum tipo de auxílio. Vim aqui hoje pois preciso fazer meu cadastro e ver se tenho direito a algum benefício, visto que estou desempregado e estou com dificuldades para pagar o aluguel”, relata.

Imagem mostra pessoas sendo atendidos em mesas montadas no pavilhão do Parque da Uva
Parque da Uva recebe primeiro dia da semana para atualizações do Cadastro Único

“É importante as pessoas que recebem até três salários mínimos estarem cadastradas, pois em momentos de necessidade, como foi a pandemia, eles serão priorizados. A política de assistência social é uma política de promover à população acesso aos serviços que elas necessitam”, explica a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Renata Stoqui

De acordo com o Ministério da Cidadania, 8 milhões de famílias deverão atualizar as informações no Cadastro Único (CadÚnico). As famílias beneficiárias que possuem dados inconsistentes e foram incluídas na averiguação cadastral têm até julho para atualizar os dados e evitar o cancelamento dos benefícios. Já as famílias da revisão cadastral, que estão com informações cadastrais desatualizadas, têm até dezembro para regularizar os registros.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/06/jundiai-inicia-semana-do-cadastro-unico-para-regularizacao-de-pendencias-atualizacoes-e-novos-registros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original