Educadores participam de palestra sobre violência contra a criança

Publicada em 07/06/2022 às 15:16

A Unidade de Gestão de Educação  (UGE) promoveu, na tarde de segunda-feira (6), reunião de trabalho para a divulgação de pesquisa realizada na região de Jundiaí sobre “Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”, realizada pela Dra. Stela Maria Tavolieri de Oliveira. Participaram do encontro diretores das escolas da rede municipal de ensino, convidados do Conselho Tutelar de Jundiaí e o vereador e presidente da Câmara dos Vereadores, Faouaz Taha. 

A gestora de Educação, Professora Vastí Ferrari Marques, falou sobre a importância do tema. “Esse é um tema delicado e de grande importância. Vocês estão em contato direto com as crianças, conversam com elas. A escola é um grande canal de comunicação direta com seus estudantes. Que esse encontro seja um momento que marque a vida de todos os participantes e que consigamos achar um caminho para ajudar a diminuir a violência contra a criança. O educador pode mudar a vida de uma criança ao desencadear ações importantes para a proteção dela. Juntos, podemos enfrentar esse grave problema da sociedade. Nossa responsabilidade é não calar e desenvolver um trabalho de conscientização sobre a violência contra criançass e adolescentes. Temos uma grande responsabilidade nas mãos”, declarou. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um auditório, pessoas estão sentadas assistindo a uma palestra. À frente, está uma mulher, em pé, de frente para o público. Uma apresentação é projetada e mostra gráficos.
Dra. Stela apresentou os dados da pesquisa realizada sobre violência contra a criança e adolescente

Durante sua explanação, a Dra. Stela apresentou dados e informações sobre os dispositivos legais para a proteção da criança, assim como o que caracteriza cada uma das violências contra a criança: física, sexual, por negligência ou psicológica. “Segundo a OMS, violência infantil é toda e qualquer ação ou falta de ação com o intuito de causar dano à criança ou ao adolescente. Não é preciso ter a confirmação da violência para se fazer uma denúncia,  a notificação já é obrigatória em casos de suspeita”, afirmou a Dra. Stela. 

Após a apresentação do estudo, Andressa Carolina de Souza, psicóloga da UGE, conversou com os participantes e explicou sobre os fluxos para a Educação Municipal de Jundiaí para a denúncia dos casos de suspeita de violência contra a criança.

Dra. Stela é graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Emergências Pediátricas. Coordenadora do Pronto Socorro de Pediatria do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí desde 2012. Coordenadora da Enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí desde 2018. Professora Colaboradora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí de 2018-2019. Trabalhou no Hospital Regional Sul-SP de 1989 a 2019, coordenando a equipe de Pediatria de 1995 a 2019.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/07/educadores-participam-de-palestra-sobre-violencia-contra-a-crianca/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original