Educadores participam de capacitação sobre primeiros socorros

Publicada em 09/06/2022 às 07:44

Com o objetivo de tornar as escolas da rede municipal de ensino de Jundiaí cada vez mais seguras, a Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Formação, promove durante este mês, treinamento sobre Primeiros Socorros, ministrado pela equipe do SAMU. 

“As capacitações acontecem em três dias diferentes, no período da manhã e da tarde. Neste ano, estamos oferecendo a formação para professores, educadores infantis e gestores, treinando 1/3 desses profissionais da cada escola da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Esse é um importante tema para os profissionais da educação, pois uma manobra aprendida no curso pode salvar uma vida”, comenta a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães.

A capacitação atende à Lei 13.722, de outubro de 2018, a Lei Lucas. Durante as três horas de formação, os socorristas do SAMU ensinam sobre procedimentos e manobras para o primeiro atendimento em caso de engasgo, queimadura, fraturas, massagem cardiorrespiratória, estancamento de sangue, entre outras.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um auditório, as pessoas estão sentadas nas cadeiras, assistindo a uma palestra. À frente, no palco, há dois homens, com uniforme azul.  Um deles está em pé com o microfone na mão e o outro está ajoelhado sob uma das pernas, com uma boneca de bebê nas mãos.
Na tela pode-se ler Engasgo e orientações escritas abaixo.
Educadores conheceram manobras para primeiros socorros

A professora Cíntia Scarone, da EMEB Professora Cleonice Adolpho de Faria, que atende crianças de 4 meses a 3 anos, comentou sobre a formação. “Já participei de um curso em 2019 e agora é o momento de reciclagem. Esse é um tema de grande importância e do qual precisamos ter conhecimento, afinal são vidas que estão em nossas mãos e precisamos saber como agir em situações de emergência. Os profissionais que estão ministrando a capacitação são didáticos e passam a informação em uma linguagem de fácil entendimento”, afirmou a educadora.

“Após o término das capacitações, as escolas receberão o ‘Selo Lucas Begalli Zamora’, que deverá ser afixado em local visível e de fácil acesso, com a finalidade de atestar que seus funcionários são habilitados no curso periódico de procedimentos de primeiros socorros”, lembra Sílvia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/09/educadores-participam-de-capacitacao-sobre-primeiros-socorros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original