Jundiaí é destaque no Conexidades com Programa Jundiaí Cidade Inteligente

Publicada em 09/06/2022 às 18:11

Jundiaí foi destaque no 5º Conexidades, realizado nesta quinta-feira (8), no Guarujá (SP). O prefeito Luiz Fernando Machado participou do painel ‘Smart Cities – Tecnologia Para Educação, Mobilidade, Iluminação e Conectividade (5G – Wi-Fi – 6E) e falou do Programa Jundiaí Cidade Inteligente.

Com o tema ‘O Brasil que a nação deseja’, o evento é um espaço de discussão reflexão sobre o futuro das cidades para várias lideranças. O prefeito destacou ao longo do painel que Jundiaí tem se tornando referência nesse aspecto com vários modelos bem-sucedidos de plataformas e prestação de serviço digital, tudo com o objetivo de facilitar a vida do cidadão.

Segundo ele, o Programa Cidade Inteligente tem investimentos previstos no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025). “O objetivo é usar as inovações tecnológicas para melhorar cada vez mais o serviço público levado à população, facilitando a vida das pessoas. Buscamos implementar políticas de Estado que tenham sequência mesmo com a mudança dos governos”, disse.

O Programa tem ações aplicadas na prática como o Campus Jundiaí, o portal Jundiaí Empreendedora e o investimento em 500 quilômetros de infovia digital. “Na Saúde, implantamos a teleinterconsulta nas novas UBS, com um especialista médico atendendo junto com o médico clínico. Na Educação levamos a robótica e ferramentas de tecnologia para a sala de aula da Escola Inovadora.”

Prefeito Luiz Fernando Machado participa de encontro Conexidades, realizado no Guarujá, nesta quinta-feira (09)

Vale destacar que, pelo segundo ano consecutivo, em 2021, Jundiaí ficou no ranking (8º lugar no Brasil/4º lugar no Estado de SP) das 10 cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities – desenvolvido pela Urban Systems -, entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes país.

Além disso, Jundiaí é uma das 10 cidades mais inteligentes e conectadas do país segundo a Revista Exame. “Lançamos mão da tecnologia para melhorar os serviços públicos: telemedicina na saúde para agilizar exames e consultas, prontuário eletrônico dos pacientes, reconhecimento facial nas escolas, mais pontos de wi-fi nos parques e praças, além de mais 200 câmeras de vigilância e semáforos inteligentes.”

Existe ainda o APP Jundiaí com mais de 140 serviços e funcionalidades em funcionamento, além de serviços e-Gov para facilitar o acesso e agilizar os serviços para o cidadão.

Também participaram do painel o vice-presidente para Assuntos Governamentais da América Latina da Qualcomm, Francisco Soares; o analista de produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Vandete Cardoso Mendonça; e o CEO Brasil da empresa JUGANO, Bruno Gemus.

Mais

CIJUN também marcou presença no evento, com um estande mostrando as soluções que tem implantando em Jundiaí.

O Conexidades contou ainda com debates com temas como Segurança Pública, Turismo, Concessões e PPP’s, Zeladoria, Agronegócio, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Saúde, Educação, Consórcios Públicos e muito mais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/09/jundiai-e-destaque-no-conexidades-com-programa-jundiai-cidade-inteligente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original