Com queda na temperatura no final de semana, Jundiaí intensifica Operação Noites Frias

Publicada em 10/06/2022 às 16:19

Neste final de semana, a Operação Noites Frias, realizada pelas equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), da Prefeitura de Jundiaí, terá suas buscas ativas intensificadas. O serviço focado em oferecer apoio e acolhimento à população de rua em noites de baixas temperaturas está organizado para o atendimento à população em situação de rua. É prevista queda na temperatura, segundo boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado, entre domingo (12) e terça-feira (14), com registro de mínima de 7° e sensação térmica de 4°.

A Operação Noites Frias é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C, independente do período do ano. Durante a Operação, os abrigos dos quais a Prefeitura mantém convênio de vagas para acolhimento da população em situação de rua ampliam a sua capacidade, conforme a demanda, sem aumento de custos para os cofres municipais. Até a madrugada de sexta-feira (10), foram realizadas 1518 abordagens no total.

Para os abordados que recusam o acolhimento, as equipes distribuem cobertores, gorros e meias para proteção contra o frio. Com as abordagens desse ano, 503 cobertores já foram distribuídos.

Operação Noites Frias oferece acolhimento para pessoas em situação de rua

População também pode colaborar

Quem identificar pessoas em situação de rua pode acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), pelo telefone (11) 98531-0146, que atende 24 horas e faz o atendimento técnico e encaminhamento dos abordados para os serviços.

Além disso, é possível orientá-la a procurar o Centro Pop, que é a porta de entrada da rede socioassistencial para atendimento da população em situação de rua. O equipamento está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, no Centro, atende em horário comercial e presta atendimento técnico e oferta de alimentação e higiene, além de identificação de demandas. A partir de lá, os acolhidos são direcionados às vagas para pernoite, nos abrigos das Organizações da Sociedade Civil (OSC) com as quais a Prefeitura celebra parceria para atendimento.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/10/com-queda-na-temperatura-no-final-de-semana-jundiai-intensifica-operacao-noites-frias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original