Confira a agenda cultural da cidade para o final de semana

Publicada em 10/06/2022 às 14:08

A sexta edição do Festival de Teatro de Jundiaí – FESTEJU, uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) é o grande destaque da programação cultural da cidade, não só neste final de semana, mas até o dia 26 de junho, quando acontecerá a Noite de Gala, no Teatro Polytheama com a cerimônia de premiação dos vencedores da Cena Profissional. A programação completa do FESTEJU pode ser conferida no hotsite, e vale destacar que todas as apresentações têm entrada gratuita.

Também, destaque para a programação dos Festejos Juninos, na praça Mal. Floriano Peixoto, a Praça do Coreto, atrás da Catedral. No palco diversos shows musicais, com artistas da cidade, além das quadrilhas que animam a festa. O público ainda vai encontrar as barracas de alimentação com cardápios variados e também típicos desta época do ano, bem como as barracas de brincadeiras para a garotada e as de artesanato, com os integrantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão. Acesse o hotsite para acompanhar toda a programação desta sexta (10) e sábado (11).

Festejos Juninos na área central da cidade mantém viva a tradição da cultura popular

Teatro, cultura popular, dança, exposições de arte, contação de histórias, oficina/workshop de miniaturas com material reciclado, apresentações musicais, também integram as ações da UGC em seus equipamentos culturais. Participe!

Biblioteca Nelson Foot (BNF)
Com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos de idade e de cultivar o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores a BNF traz neste sábado (11), das 11 às 12 horas, o “Lê no Ninho”, atividade lúdica e prazerosa onde as crianças ouvem histórias, brincam e cantam em um ambiente aconchegante, tendo seus cuidadores como parceiros. A sessão dura 60 minutos. Vagas limitadas.

Crianças de seis meses a 4 anos podem se divertir na BNF

A BNF também está abrigando duas exposições: ”Taipa e Palavra – Jundiaí 2022”, da professora Isabella Ferraro, no espaço Sonia Cintra, que reúne fotografias, textos breves e o patrimônio histórico imaterial e material da cidade de diversos espaços vistos de forma diferentes. E “Faça-se a Luz”, da artista plástica Luz Pearce, na galeria Jundiaí reunindo diversas mandalas, representando o ciclo da vida e a conexão do indivíduo com o universo.

A Biblioteca Municipal está localizada dentro do Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e feriados das 9h às 13h.

Complexo Fepasa
Neste final de semana o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos concorrentes da Cena Amadora do FESTEJU. No palco da Sala Jundiaí, a apresentação dos seguintes espetáculos: “O Oráculo”, nesta sexta-feira (10), às 19h30; sábado (11), às 19h, “Não deixe o teatro morrer” e domingo (12), às 19h, “Chapeuzinho Nordestina, Mulé Macho Sim Sinhô!.

Cena do espetáculo “O Oráculo”, concorrendo na categoria Cena Amadora do Festival de Teatro de Jundiaí

O Complexo Fepasa fica, na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. Mais informações pelo telefone: (11) 4589-6800.

Fábrica das Infâncias Japy
Neste sábado (11), a partir das 10h30, a programação fica por conta da Contação de Histórias, com a atriz e contadora de histórias, Rosangela Torrezin, do Projeto Tá na Hora, com as histórias “A rã e o boi, O lobo e o cordeiro e O galo e a pérola”.

Já no domingo (12), também a partir das 10h30, a programação será aberta com a apresentação do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, que é um corpo artístico ligado à UGC, que divulga a arte do canto coral através de um grupo de crianças amadoras e voluntárias, com idades entre oito e onze anos.

Na Fábrica das Infâncias Japy as crianças são convidadas a brincar o tempo todo

Na sequência a artista plástica, Giovanna Vasconcelos (GIKA), comanda uma oficina/workshop de “Cenários em miniaturas com recicláveis’’, usando diversas técnicas de pintura, escultura, colagem, desenho e materiais reciclados de todo tipo proporcionando um total envolvimento da criança na atividade, ao mesmo tempo em que desperta a sua criatividade, a identidade visual e a sustentabilidade para construir o cenário tendo como base, uma caixa de papelão de tamanhos variados.

Coral InfantoJuvenil Cidade das Crianças se apresenta no domingo(12) na Fábrica Japy

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita. Seu funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenções de rotina e limpeza em geral.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
O público poderá visitar o local das 10h às 17h e conferir a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha e à história da dança na cidade.

Objetos pessoais da homenageada, Glória Rocha, também estão em exposição no Solar do Barão

Quem visitar o Museu pode conferir também em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Duas exposições: “Nonni di São Paulo”, do artista Oliviero Pluviano e “Paesani”, com obras do fotógrafo Emidio Luisi estão acontecendo no local em homenagem à imigração italiana ao País. As mostras contam também, com um destaque especial também para a comunidade italojundiaiense e visitação gratuita até o dia 03 de julho.

Obras de Inos Corradin podem ser apreciadas na Pinacoteca

O visitante ainda poderá conferir as obras do pintor Inos Corradin que compõem a reserva técnica da Pinacoteca, como a série de quadros que retratam a Paixão de Cristo.
A Pinacoteca está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Polytheama

Três espetáculos estão programados na agenda do final de semana do teatro: sexta-feira (10), 20h, show com “Humberto Gessinger”, ex-vocalista da banda Engenheiros do Hawaii; sábado (11), às 19h30, espetáculo de dança, “Gala 2022”, do Studio de Dança Anita Grossi e domingo (12), às 19h, Stand Up “Vida de Professor II”, com Diogo Almeida.

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, sempre a partir das 10h30, ou pela Internet, na plataforma Sympla.

Na Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani, anexa ao teatro o público pode conferir a exposição “ Condições da Matéria”, do artista Lucas Souza, marcando o início da temporada de Artes Plásticas 2022, a primeira das seis mostras selecionadas pelo edital lançado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para serem realizadas naquele espaço cultural.

Condições da Matéria a exposição que abre a temporada de Artes Plásticas 2022 na Galeria do Polytheama

Composta por 26 obras, “Condições da Matéria” apresenta uma diversidade de produções, evidenciando questões e inquietações acerca de temas como corporeidade, peso, forma e mensuração. A matéria é apresentada por meio de pequenas esculturas em argila, desde seu estado sólido quando seco até o pó que representa sua condição mais volátil.

Condições da Matéria”, poderá ser visitada até o dia 05 de julho. Com entrada gratuita, o horário será de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados das 10h às 13h.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Pracinha da Cultura do Vista Alegre

Nesta sexta-feira (10), no Teatro da Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), o projeto “Super Tela”, com a exibição da animação “Luca”, dos estúdios Disney/Pixar, filme lançado em 2021, que alcançou grande sucesso junto ao público das mais diferentes idades. A sessão de cinema na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, está marcada para às 19h, com entrada franca. A capacidade do auditório é de 40 lugares e o acesso será por ordem de chegada.

Prosseguem neste sábado (11) as oficinas de Capoeira, no período da manhã, e de Maracatu, no período da tarde, pelo projeto de Oficinas nos Bairros.

Vale lembrar que ainda há vagas nas oficinas de: Artesanato, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Teatro em Inglês e Zumba, com lançamento, em breve, da oficina de Muay Tai.
Interessados deverão comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6193.

Próximas atrações

Para quem gosta de acompanhar as ações culturais, anote o que ainda vai acontecer neste mês de junho:

De 16 a 25 de junho dez apresentações selecionadas pela Cena Profissional do FESTEJU serão apresentadas, no Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) e na Praça do Coreto. No dia 26, 19h, cerimônia de premiação dos vencedores do FESTEJU e apresentação de um espetáculo convidado, marcando assim, o encerramento do festival. Para assistir aos espetáculos no teatro, os ingressos gratuitos serão disponibilizados na bilheteria a partir das 10h30 no dia da apresentação.

Dia 26 de junho, das 10h às 15h, Cultura nos Bairros – Centro Esportivo do Jardim Santa Gertrudes – Apresentações culturais, barracas de gastronomia, com participação dos permissionários do Programa Varejão Noturno e Artesanato, com a presença dos artistas do projeto Jundiaí Feito à Mão. Entrada franca.

Dia 27 de junho, 19h, Sala Jundiaí, Complexo Fepasa, Festival CulturaMais Teatro – Espetáculo Hécuba, entrada franca.

Dia 30 de junho, Projeto Música & Histórias, às 19h30, Teatro Polytheama – música, dança e teatro – A vida e a obra de Raul Seixas. Entrada franca.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/10/confira-a-agenda-cultural-da-cidade-para-o-final-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original