Alunos da Barão de Jundiaí conhecem o Jundiaí Empreendedora

Publicada em 15/06/2022 às 10:16

O mercado de trabalho é um tema que gera dúvidas para quem está iniciando nesta jornada, como é o caso dos estudantes de ensino médio da Escola Estadual Barão de Jundiaí. Na tarde de terça-feira (14), o diretor da escola, professores e quatro alunos visitaram a estrutura do Espaço Jundiaí Empreendedora e as iniciativas que são oferecidas pela Prefeitura de Jundiaí. 

O Jundiaí Empreendedora é responsável por disponibilizar vagas de emprego, cursos e capacitações, além de orientações para o ramo do empreendedorismo a todos interessados. A estrutura é composta por Coworking Público, Espaço de Atendimento, Salas de Entrevistas e Salas de Treinamento. 

Ao lado do gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes, do vice-prefeito Gustavo Martinelli, os alunos e profissionais de ensino foram recepcionados pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), Vanessa Machado, diretora do Funss, Francine Picardi, diretor de Fomento ao Comércio e Serviços, Enrico Arkchimor Milamonti  e diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas, Daniele Ruiz, que também estiveram presentes na visita. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Foto feita a partir do vidro de janela de sala do espaço Jundiaí Empreendedora, com jovens, sentados em cadeiras, recebendo informações em palestra do gestor Cristiano Lopes
Espaço Jundiaí Empreendedora recebeu jovens de Escola Estadual para conhecerem os serviços e as plataformas disponíveis na cidade

Localizada no bairro Colônia, a instituição de ensino conta com ensino integral aos estudantes de ensino médio e uma das dificuldades enfrentadas pelos profissionais de ensino é o de conciliar os horários de trabalho e de estudo. O diretor da escola estadual, Vagner de Almeida Sá Silva, relata a importância de unir forças para qualificar os jovens. “Eu realmente não conhecia o programa e descobri que ele tem tudo a ver com a nossa escola, com a missão de qualificar o profissional para que ele consiga ter um espaço no mercado”, destacou. 

O convite da visita partiu de uma visita do vice-prefeito à instituição. “No início do mês, estive na escola para conversar com os alunos sobre a importância do grêmio estudantil  e apresentei o programa Jundiaí Empreendedora. Os professores relataram esta dificuldade para início da carreira e fiz o convite para conhecerem o espaço”, contou o vice-prefeito. 

Profissões do futuro e o funcionamento do portal foram os temas centrais que guiaram a visita. “Os jovens aqui na visita, inclusive, já vieram falar comigo sobre novas ideias, interesse em cursos”, completa o diretor Vagner. 

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Vice-prefeito Gustavo Martinelli veste blusa azul e máscara preta e o gestor da UGDECT Cristiano Lopes veste jaqueta azul e camisa lilás e máscara branca conversam com alunos e professores da EE Barão de Jundiaí, no espaço de coworking público do Jundiaí Empreendedora
Vice-prefeito Gustavo Martinelli e o gestor da UGDECT Cristiano Lopes conversam com alunos e professores da EE Barão de Jundiaí

Um destes exemplos é de Marcos Vinícius, de 16 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio: “Achei interessante as orientações para instruir o aluno a ingressar no ambiente de trabalho, desde como elaborar um currículo até dicas para a entrevista.

Já o estudante do terceiro ano, João Victor Pavan tem 17 anos e quer se desenvolver na área de informática. “Tenho participado de vários projetos na escola e busco um emprego para ajudar financeiramente em casa e me desenvolver profissionalmente. Não conhecia o Jundiaí Empreendedora, foi uma surpresa e com certeza vou indicar aos meus amigos.”

O gestor da UGDECT, Cristiano Lopes, relembra um dado significativo: “Somente em 2021, o programa gerou mais de 10 mil vagas de emprego. Oferecemos oportunidades tanto para os iniciantes no mercado de trabalho quanto para quem já está inserido nele e deseja se qualificar.”

Para quem tiver interesse em saber mais, o espaço está localizado no Maxi Shopping – Av. Antônio Frederico Ozanan, 6000 – Vila Rio Branco – Piso G3 – Ala Oeste. Acesse https://negocios.jundiai.sp.gov.br/ ou entre em contato pelo número: (11) 4582-8585. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/15/alunos-da-barao-de-jundiai-conhecem-o-jundiai-empreendedora/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original