Confira a Agenda Cultural desse feriado prolongado de Corpus Christi

Publicada em 15/06/2022 às 10:17

Para quem ficar em Jundiaí neste feriado prolongado de Corpus Christi poderá conferir diversas ações culturais programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e todas gratuitas. Os equipamentos culturais estarão abertos com horários especiais e diferenciados para atender ao público interessado em conhecer e visitar.

O Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro) recebe em suas salas ao longo dos próximos dias os grupos previamente agendados para os seus ensaios. Neste período, o setor administrativo da Unidade não terá expediente. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

O Complexo Fepasa é uma das opções de lazer que a cidade oferece

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens) abre ao público nesta quinta (16), sexta (17) e sábado (18), das 9h às 13h. O público poderá visitar as duas exposições: “Taipa e Palavra – Jundiaí 2022”, da professora Isabella Ferraro, no espaço Sonia Cintra, que reúne fotografias, textos breves e o patrimônio histórico imaterial e material da cidade de diversos espaços vistos de forma diferentes. E “Faça-se a Luz”, da artista plástica Luz Pearce, na galeria Jundiaí reunindo diversas mandalas, representando o ciclo da vida e a conexão do indivíduo com o universo.

Exposição “Taipa e Palavra”, no espaço Sonia Cintra da Biblioteca

E no sábado (18), às 11h, tem contação de história com a Cia. Contando com Encanto, para o público infantil. “Fada Nara e a magia da reciclagem. A Biblioteca fica fechada no domingo (19) e reabre na segunda-feira (20), das 9h às 21h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Telma Costa apresenta “Canções e Parlendas” neste sábado (18)

A Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens) abre todos os dias, das 9h às 13h, com programação para crianças de quatro a dez anos: na quinta (16) e sexta (17) apenas para visitação. No sábado (18) e no domingo (19), estará aberta das 9h às 13h, sendo que nos dois dias, às 10h30, as crianças terão atividades especiais.

No sábado, contação de história, com Telma Costa e Ulisses Vertuan e o espetáculo “Canções e Parlendas”. No domingo, a Cia. Respeitável Público apresenta “Kombinando não é carro”, com diversas atividades circenses.

“Kombinando não é carro”, espetáculo do domingo para a garotada

Na segunda (20), o espaço fecha para manutenção e reabre na terça-feira (21). Mais informações no 4521-0971.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro) e seus jardins ficam abertos de quinta (16) a domingo (19), das 10h às 17h. O público poderá conhecer visitar a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha e à história da dança na cidade.

Os jardins do Solar do Barão são parada obrigatória para quem gosta de natureza

Nessa visita ao Museu o público pode conferir também em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

Na segunda (20) o museu fica fechado para limpeza e manutenção e reabre na terça-feira (21). Mais informações 4521-6259.

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro) também fica aberta de quinta (16) a domingo (19), das 10h às 17h.
Duas exposições: “Nonni di São Paulo”, do artista Oliviero Pluviano e “Paesani”, com obras do fotógrafo Emidio Luisi estão acontecendo no local em homenagem à imigração italiana ao País. As mostras contam também, com um destaque especial também para a comunidade italojundiaiense e visitação gratuita até o dia 03 de julho.

“Paesani” reúne as obras do fotógrafo Emidio Luisi

O visitante ainda poderá conferir as obras do pintor Inos Corradin que compõem a reserva técnica da Pinacoteca, como a série de quadros que retratam a Paixão de Cristo.
Na segunda-feira (20), o espaço recebe manutenção e reabre ao público na terça-feira (21). Mais informações no 4586-2326.

O Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) estará aberto durante todo o período para receber os participantes da sexta edição do Festival de Teatro de Jundiaí – Festeju. Os ingressos gratuitos – dois por pessoa – serão distribuídos na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla, sempre a partir das 10h30 do dia da apresentação. Mais informações no 4586-2472.

E.L.A. um dos espetáculos do Festeju no Polytheama

Na Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani, (anexa ao teatro Polytheama) o público pode conferir a exposição “ Condições da Matéria”, do artista Lucas Souza, marcando o início da temporada de Artes Plásticas 2022, a primeira das seis mostras selecionadas pelo edital lançado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para serem realizadas naquele espaço cultural.

Composta por 26 obras, “Condições da Matéria” apresenta uma diversidade de produções, evidenciando questões e inquietações acerca de temas como corporeidade, peso, forma e mensuração. A matéria é apresentada por meio de pequenas esculturas em argila, desde seu estado sólido quando seco até o pó que representa sua condição mais volátil.

Na Galeria do Teatro Polytheama a exposição “Condições da Matéria”

Condições da Matéria”, poderá ser visitada até o dia 05 de julho. Com entrada gratuita, o horário será de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados das 10h às 13h.

Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110) as oficinas gratuitas e descentralizadas da Cultura no bairro ficam suspensas somente na quinta-feira (16). Na sexta-feira (17) e no sábado (18), as oficinas funcionam normalmente.

Na sexta-feira (17) tem uma nova sessão de cinema no teatro da Pracinha, dentro da programação do projeto “Super Tela”, lançado na última semana. Dessa vez o filme será “Encanto”, uma produção dos estúdios Disney. A sessão, está marcada para às 19h, com entrada franca. A capacidade do auditório é de 40 lugares e o acesso será por ordem de chegada.

No sábado (18), das 14h às 18h30 acontece a segunda edição da “Batalha de Rimas & Poesia”. Para esta edição a novidade é a oficina de construção de rimas que será ministrada pelo MC Tom, idealizador da Batalha, que com sua experiência, estimulará a garotada a produzir suas próprias rimas com o tema: A importância da leitura. A intenção é que os participantes da oficina tenham repertório para “duelar” no momento da Batalha.

Batalha de Rimas&Poesia movimenta a Pracinha neste sábado

A oficina acontecerá na Biblioteca da Pracinha das 14h às 15h. Já a Batalha terá início às 16h, com término previsto para às 18h30. As rimas dos competidores. As rimas dos competidores serão embaladas ao som das batidas do DJ Joker e o artista Ócio, deixará sua segunda arte registrada em uma das paredes da Biblioteca.

A promoção da Batalha de Rimas é uma ação da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, no9 Vista Alegre com o objetivo de estabelecer um diálogo mais próximo e estreitar laços com a comunidade frequentadora da pracinha, apostando na oferta da Batalha, por ser um movimento do Hip Hop que está diretamente ligado à poesia. Mais informações no 4521-6193.

Próximas atrações

Para quem gosta de acompanhar as ações culturais, anote o que ainda vai acontecer neste mês de junho:

Dia 26 de junho, das 10h às 15h, Cultura nos Bairros – Centro Esportivo do Jardim Santa Gertrudes – Apresentações culturais, barracas de gastronomia, com participação dos permissionários do Programa Varejão Noturno e Artesanato, com a presença dos artistas do projeto Jundiaí Feito à Mão. Entrada franca.

Dia 27 de junho, 19h, Sala Jundiaí, Complexo Fepasa, Festival CulturaMais Teatro – Espetáculo Hécuba, entrada franca.

Dia 30 de junho, Projeto Música & Histórias, às 19h30, Teatro Polytheama – música, dança e teatro – A vida e a obra de Raul Seixas. Entrada franca.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/15/confira-a-agenda-cultural-desse-feriado-prolongado-de-corpus-christi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original