Novos guardas de Jundiaí iniciam curso de formação

Publicada em 19/06/2022 às 13:08

Os 50 novos guardas municipais de Jundiaí já estão em curso de formação. Os alunos se apresentaram no último dia 06 de junho na sede da Guarda Municipal no Complexo Fepasa. O curso de formação é ministrado por guardas instrutores da própria corporação e as aulas teóricas são realizadas em salas de aula na estrutura da FATEC Jundiaí.

“Com a integração dos novos 50 GMs, o efetivo da Guarda Municipal de Jundiaí passa a ser o maior já registrado historicamente na instituição, que tem mais de 70 anos. Investir em segurança com ampliação do quadro, capacitação, nova frota, nova sede, além de ampliação no uso da tecnologia, são iniciativas que estão sendo realizadas desde o início da gestão e prosseguirão, com os investimentos previstos no Plano Municipal de Segurança”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O inspetor Dênis Berni, chefe  da Coordenadoria de Instrução e Formação da GMJ, lembra que concomitante ao curso de formação, a GM tem o estágio de qualificação que é feita anualmente por determinação da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. “O estágio de qualificação será feito como determina a SENASP sem atingir os novos alunos que terão sua carga horária de 800 horas/aula cumprida”, disse.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto horizontal de corredor da sede da Guarda Municipal de Jundiaí, com os alunos em formação da corporação perfilados em quatro fileiras, todos com máscaras, calça azul escuro e camiseta branca. Comandante passa em vistora em em frente à tropa
Os 50 guardas municipais prestaram concurso em 2018 e passam a compor o maior efetivo da GMJ

“Os alunos ficarão sob a responsabilidade da CIF por cinco meses, ou seja, todo o período de formação onde terão disciplinas como legislação, diretos humanos, libras, lei Maria da Penha, rádio comunicação e ordem unida e ainda as aulas práticas como patrulhamento comunitário, ronda escolar,  tiros de pistola e calibre 12, abordagem e controle de distúrbios”, detalhou o comandante da GM, Benedito Marcos Moreno.

A gestora de Segurança Municipal, Carla Basson, destacou a importância da incorporação de novos guardas. “Esses profissionais permitirão ampliar ainda mais, a segurança nos mais diferentes bairros e em programas que fazem a diferença, como Guardiã Maria da Penha, Bairro Seguro e a Ronda Escolar”.

Filho de guarda municipal, o aluno João Pedro Galvão de 21 anos se diz empolgado em participar do curso de formação. “Estou muito feliz em fazer parte da família azul marinho. Quando criança acompanhava meu pai que é guarda de Jundiaí e ficava imaginando ser um guarda também. Temos instrutores muito bem preparados na corporação, não vejo a hora de passar esse período de formação”, comenta o aluno GM Galvão.

Os 50 guardas municipais anunciados prestaram concurso em 2018. Entre o ano passado e janeiro deste ano, a GMJ já havia contratado 33 novos guardas municipais. Entre 2018 e 2021, foi contratado um total de 79 guardas municipais. O edital nº 244 de 31 de maio com os nomes dos candidatos foi publicado na Imprensa Oficial do município.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/19/novos-guardas-de-jundiai-iniciam-curso-de-formacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original