Mutirão do MEI começa nesta terça no Espaço Jundiaí Empreendedora

Publicada em 20/06/2022 às 12:03

Realizado pela Prefeitura, em parceria com a TV TEM (afiliada local da TV Globo) e o Sebrae, a quinta edição do Mutirão do MEI acontece nesta terça e quarta-feira, no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping. Com oferta de serviços diversos – todos relacionados ao atendimento àqueles que querem empreender e se regularizar – o atendimento será realizado das 9h às 16h.

O objetivo da iniciativa é oferecer em um único local, nos dois dias, orientação, informação, cursos, palestras, a possibilidade de formalização como Microempreendedor Individual (MEI), regularização de suas pendências e encerramento das atividades.

” O evento tem por objetivo agilizar a vida de quem já tem um pequeno negócio e ainda não está regularizado.  Poder Público tem que dar suporte, orientar, dar uma base para os MEIs que estão sendo abertos e que já estão funcionando, ainda mais neste momento em que todo mundo procura um trabalho ou uma renda extra. O Mutirão do MEI é uma ótima oportunidade para darmos suporte necessário aos empreendedores de Jundiaí para que eles tenham uma vida longa nos negócios”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes.

O Mutirão do MEI teve início em 2017 e tem sido uma das prioridades da administração Luiz Fernando Machado: o fortalecimento e incentivo ao empreendedorismo. “O Mutirão do MEI é uma forma apoiar os que buscam qualificação e novos rumos profissionais, fortalecendo assim a economia local e impulsionando a inovação. Jundiaí tem protagonismo no cenário nacional pela cultura altamente empreendedora”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Mutirão do MEI acontece em novo local na sua quinta edição

SERVIÇOS

A DAE Jundiaí, que integra o Jundiaí Empreendedora desde de março, vai realizar a negociação de débitos e a atualização cadastral. 

O Sebrae vai proporcionar aos Microempreendedores Individuais – MEI, durante a realização do Mutirão, a possibilidade de parcelamento dos seus débitos dos DAS-SIMEI em atraso e fará triagem do público, formalização de MEI, alterações e baixas, declaração Mensal de Faturamento, Declaração Simplificada do MEI, parcelamentos de seus débitos dos DAS-SIMEI em atraso e palestras com conteúdo de empreendedorismo.

O Sincomercio, por meio do Escritório Regional da Junta Comercial (Jucesp) irá esclarecer dúvidas sobre o desenquadramento e encerramento de MEI. Já a equipe da CDL Jundiaí fará atendimento de consultas às bases do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa Experian, orientações sobre Certificado Digital e recuperação de crédito (orientação de como parcelar as dívidas).

A ACE Jundiaí participará do Mutirão com a orientação sobre Certificado Digital – Certisig. O certificado é uma espécie de identidade virtual que permite a identificação do autor de uma mensagem ou transação em meios eletrônicos. Além das orientações sobre o Certificado Digital, a equipe da ACE presente no Mutirão do MEI também fará consultas de análise de crédito e negativações (SCPC Boa Vista) e apresentará outros produtos ACE para associados MEI.

Os empreendedores encontrarão no Espaço Jundiaí Empreendedora, os serviços do Balcão do Empreendedor, como o de emissão do Alvará de Funcionamento, regularização, alteração e baixa. Os serviços do Departamento Tributário, como a autorização para emissão de Notas Fiscais Eletronicas de Serviços. A consulta e emissão de Certidão de Uso do Solo; orientações da Vigilância Sanitária, do PROCON e da DAE.

A TVTEC promoverá mentorias, cursos e palestras para os MEIs.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/20/mutirao-do-mei-comeca-nesta-terca-no-espaco-jundiai-empreendedora/