Festival de Teatro, Cultura nos Bairros, Cinema e muito mais na Agenda Cultural

Publicada em 23/06/2022 às 15:26

Várias ações culturais programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e todas gratuitas estão acontecendo na cidade. O Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) entra na sua reta final de competição, com as apresentações dos espetáculos concorrentes na categoria Cena Profissional e movimenta o palco do Teatro Polytheama com as encenações de “WWW Para Freedom”, “Inhaí – Coisa de Viado” e “The Bichos”. Tem também, na praça Mal. Floriano Peixoto (Coreto), espetáculo ao ar livre, “EntrƎ”.

Já para oferecer ações descentralizadas pelas diversas regiões da cidade, o projeto mensal Cultura nos Bairros, chega domingo (26), no centro esportivo do Jardim santa Gertrudes com programação que inclui apresentações musicais, de teatro infantil e contação de histórias. Tem também a participação dos permissionários dos varejões noturnos, com as barracas de gastronomia e os artesãos do projeto “Jundiaí Feito à Mão”, com as barracas de artesanato.

Cultura nos Bairros sempre com boas opções culturais para todas as idades

Para os moradores do Vista Alegre, principalmente a garotada, tem projeto “Super Tela” no teatro da Pracinha da Cultura, antigo CEU das Artes, com a apresentação da animação “Detona Ralph”, dos estúdios Disney Pixar, A sessão é nesta sexta-feira (24), a partir das 19h e são 40 lugares.

Confira a programação completa dos equipamentos culturais:

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens) O público poderá visitar duas exposições: “Taipa e Palavra – Jundiaí 2022”, da professora Isabella Ferraro, no espaço Sonia Cintra, que reúne fotografias, textos breves e o patrimônio histórico imaterial e material da cidade de diversos espaços vistos de forma diferentes. E “Faça-se a Luz”, da artista plástica Luz Pearce, na galeria Jundiaí reunindo diversas mandalas, representando o ciclo da vida e a conexão do indivíduo com o universo.

A Biblioteca tem programado todo sábado atividades para a meninada

No sábado (25), às 11h, tem contação de história com a Cia. Contando com Encanto, para o público infantil. “Histórias dobradas”. Com uma folha de papel o público vai viajar num mundo mágico: Um rei que perdeu sua coroa e para recuperá-la, irá fazer uma viagem por lugares lindos da natureza e encontrar amigos que irão ajudá-lo a encontra-la e uma folha de papel que, quer ser um barco, para conhecer o mundo e seus lugares mais belos, mas para isso ela terá que convencer Kika que é muito criativa e amante da natureza a transforma-la em um barco, vamos acompanhar estas aventuras, dobrando, dobrando e dobrando papel. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

O Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro) recebe nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, no palco da Sala Jundiaí, os alunos do Projeto Guri, para o concerto de encerramento de semestre. A entrada é gratuita e o acesso do público será mediante ordem de chegada. A capacidade é de 180 lugares. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Projeto Guri: Concerto de encerramento de semestre na Sala Jundiaí

A Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens), é um novo espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias. No sábado (25) e no domingo (26), tem programação gratuita para a criançada de quatro a onze anos, a partir de 10h30.

Sábado, tem o espetáculo “Charanga da Tramp”, histórias do circo. “Hoje tem marmelada, tem sim senhor, hoje tem goiabada, tem sim senhor, e o palhaço o que é?” Imagine uma banda formada apenas por palhaços tocando instrumentos inusitados, cantando cantigas e trazendo consigo o as histórias do universo circense, com malabares, acrobacias e palhaçaria.

Fábrica Japy, espaço concebido para atender as crianças tem sempre programação aos finais de semana

No domingo, tem “Oficina de Musicalização Infantil”, sob o comando de Karin Comandulli. A proposta é estimular o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, por meio de atividades lúdicas musicais. Com canções e atividades específicas para crianças na primeira infância, a oficina oferecerá aos participantes momentos de lazer e interação social, despertando os sentidos dos participantes para a percepção musical e para o mundo que se apresenta ao seu redor. Mais informações no 4521-0971.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. A exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha e à história da dança na cidade chega ao seu final no domingo(26). São os últimos dias para o público conferir. O local está aberto das 10h às 17h.

Ainda no Solar do Barão, o público pode visitar também em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95. Mais informações 4521-6259.

“Legados de Glória”…, que chega ao final nessa semana, recebeu a visita de Ana Botafogo, primeira bailarina do municipal do RJ

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro)
Duas exposições: “Nonni di São Paulo”, do artista Oliviero Pluviano e “Paesani”, com obras do fotógrafo Emidio Luisi estão acontecendo no local em homenagem à imigração italiana ao País. As mostras contam também, com um destaque especial também para a comunidade italojundiaiense e visitação gratuita até o dia 03 de julho.

Na Pinacoteca duas exposições homenageiam italianos e italojundiaienses

O visitante ainda poderá conferir as obras do pintor Inos Corradin que compõem a reserva técnica da Pinacoteca, como a série de quadros que retratam a Paixão de Cristo. O acesso ao público é das 10h às 17h, de terça a domingo. Mais informações no 4586-2326.

O Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) está recebendo os últimos espetáculos, da Cena Profissional, da sexta edição do Festival de Teatro de Jundiaí – Festeju. Os ingressos gratuitos – dois por pessoa – são distribuídos na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla, sempre a partir das 10h30 do dia da apresentação. Mais informações no 4586-2472.

A programação completa dos espetáculos, bem como a sinopse podem ser encontrados no hotsite do Festival https://cultura.jundiai.sp.gov.br/festeju

“Felizardo”, com a Banda Mirim, encerra a sexta edição do Festeju

No domingo (26), 19h apresentação do espetáculo convidado pela UGC para marcar o encerramento do Festeju 2022, “ Felizardo” com a Banda Mirim um musical infantil com pitadas circenses e teatrais que passeia pelos caminhos da infância, desde o nascimento, o acordar para o mundo, até o encontro com as primeiras escolhas e responsabilidades. Ora pela ótica de uma menina ora pela de um menino, narra a saga de Aurora – uma menina esperta de seis anos – e de seu amigo imaginário Felizardo, que partem para uma aventura heroica: vão brincar, vão para o reino da natureza e do folclore, onde não existe tempo nem idade.

Na Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani, (anexa ao teatro Polytheama) o público pode conferir a exposição “ Condições da Matéria”, do artista Lucas Souza, marcando o início da temporada de Artes Plásticas 2022, a primeira das seis mostras selecionadas pelo edital lançado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para serem realizadas naquele espaço cultural.

Composta por 26 obras, “Condições da Matéria” apresenta uma diversidade de produções, evidenciando questões e inquietações acerca de temas como corporeidade, peso, forma e mensuração. A matéria é apresentada por meio de pequenas esculturas em argila, desde seu estado sólido quando seco até o pó que representa sua condição mais volátil.

A Galeria de Artes Fernanda Milani, funciona anexa ao Teatro Polytheama

A exposição, poderá ser visitada até o dia 05 de julho. Com entrada gratuita, o horário será de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados das 10h às 13h.

Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110). Nesta sexta-feira (24) tem uma nova sessão de cinema no teatro da Pracinha, dentro da programação do projeto “Super Tela”, dessa vez o filme será “Detona Ralph”, uma produção dos estúdios Pixar Disney. A sessão, está marcada para às 19h, com entrada franca. A capacidade do auditório é de 40 lugares e o acesso será por ordem de chegada.

Próximas atrações
Para quem gosta de acompanhar as ações culturais, anote o que ainda vai acontecer:
Dia 27 de junho, 19h, Sala Jundiaí, Complexo Fepasa, Festival CulturaMais Teatro: Espetáculo Hécuba, entrada franca.

Dia 30 de junho, Projeto Música & Histórias, às 19h30, Teatro Polytheama – música, dança e teatro – A vida e a obra de Raul Seixas. Entrada franca.

Uma “viagem” pela vida e pela obra do eterno Raul

Dia 01 de julho, Sexta no Centro, das 16h, às 22h, na praça Mal. Floriano Peixoto – Coreto – atrás da Catedral. Shows musicais, área de alimentação com permissionários dos varejões noturnos e barracas de artesanato, com os artesãos do projeto Jundiaí Feito à Mão.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/23/festival-de-teatro-cultura-nos-bairros-cinema-e-muito-mais-na-agenda-cultural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original