Escola Inovadora: A vivência do Ensino Híbrido é tema de formação para educadores
Publicada em 24/06/2022 às 17:12A Unidade de Gestão de Educação, por meio do Departamento de Formação, promoveu, na quinta-feira (23), a formação “Ensino Híbrido – Práticas e Possibilidades”, com o professor Fernando de Mello Trevisani, que também participou como palestrante da V SAP – Semana de Atualização Pedagógica do programa Escola Inovadora, e é um dos autores do livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”.
Fernando iniciou o dia com visitas às escolas para acompanhar atividades utilizando propostas do Ensino Híbrido. A primeira unidade escolar foi a EMEB Prof. Geraldo Pinto Duarte Paes. “O Ensino Híbrido é uma metodologia ativa que visa utilizar recursos digitais dentro das aulas presenciais para que o professor consiga produzir dados sobre aprendizagem dos alunos e personalizar o ensino. É um modelo interessante que possibilita o desenvolvimento da autonomia durante a construção do conhecimento pelos estudantes”, disse o professor Fernando.
“Hoje estamos recebendo o professor Fernando para promover duas ações formativas diferentes. No período da manhã a formação acontecerá in loco, quando acompanhará o trabalho que vem sendo realizado nas escolas e fará intervenções diretas em sala de aula, com o objetivo de auxiliar os professores no processo de implementação do Ensino Híbrido. No período da tarde, reuniremos presencialmente os coordenadores pedagógicos, para aprofundarmos os estudos sobre os modelos rotacionais do Ensino Híbrido”, explicou a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães.
“A formação visou compreender os modelos de Ensino Híbrido para formar os educadores a fim de implementarem aulas nesses modelos nas escolas, objetivando desenvolver as competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e também trabalhar as áreas específicas do conhecimento e do que se quer ensinar. É um projeto interessante que já vem acontecendo no Brasil desde 2014 e o foco é dar mais autonomia ao estudante, de maneira que ele seja mais ativo no processo de construção do conhecimento, ressignificando seu papel diante dos momentos de aprendizagem”, contou Fernando.
Em uma das salas visitadas por Fernando, o professor acompanhou as atividades da professora Renata Piccareli Perez, do 3º ano B, enquanto a classe trabalhava em estações com atividades de Ensino Híbrido, visitando conteúdos diferentes. “O Fernando pode contribuir na nossa aula com toda a bagagem de conhecimento, nos passando várias sugestões para que possamos aplicar cada vez mais esse novo método”, afirmou a docente.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original