Educadores participam de encontro sobre prosa com o autor Severino Antônio
Publicada em 27/06/2022 às 17:00Uma tarde especial e diferente, recheada de prosa, poesia e muita troca de experiências e informações aconteceu na semana passada, no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), durante o evento “Prosa Carinhosa’, que contou com a presença e participação do renomado autor e professor Severino Antônio e a presidente do Instituto Rubem Alves, Maria Amélia Moscom.
A iniciativa é uma das ações da proposta “InspirAR-TE” do CIEMPI e do Departamento de Fomento à Literatura, que contou com a presença de coordenadores e supervisores da Unidade de Gestão de Educação (UGE).
A gestora adjunta de Educação, Tânia Roveri do Amaral Gurgel, abriu o evento com a leitura do conto ‘Ventos’, do livro “Algumas histórias: encantamento quase silenciados”, de Severino, que fala sobre as alternativas que uma mãe encontra para driblar dificuldades encontradas no cotidiano. Ao final da leitura, Tânia se emocionou. “Esse conto sempre me traz emoção. Ele traz a lição de fazermos as crianças brilharem até na mais difícil realidade, é fazer com que elas sintam prazer pela vida, por estudar, brincar, crescer, por ser criança. É isso que eu entendo quando leio as obras de Severino Antônio”, contou com a voz embargada.
Severino agradeceu a tarde de troca de experiências e falou sobre estar encantando com o trabalho desenvolvido no CIEMPI e também com o desemparedamento da infância. “Recentemente, eu participei de um encontro nacional de educação em Curitiba e as pessoas que sabiam que eu visitaria Jundiaí comentaram comigo sobre o sucesso do desemparedamento, que é mais bonito do que eu imaginava. Vocês estão semeando e fazendo um jardim com isso. A escola hoje tem um papel de mostrar que há muitos mundos no mundo. Cada criança é um recomeço no mundo. Educadores, lembrem-se sempre disso”, declarou o professor e autor.
Maria Amélia falou sobre a inspiração de Rubem Alves. “Ele (Rubem) continua inspirando e favorecendo a nossa atividade como educador por meio de tanta coisa que ele deixou e é assim que ele ainda se faz presente”. A educadora ainda falou sobre o CIEMPI. “Que surpresa agradabilíssima ao conhecer o Centro. Aqui já tem muita coisa consolidada. Estou feliz em ver esse desejo de buscar a memória e a história da educação em Jundiaí. O que vejo aqui é uma grande oportunidade que vocês estão criando ao dar significação para tanta coisa que começa de uma maneira muito simples. Sinto que em cada uma das ações tem uma presença forte do espírito e da defesa do Rubem (Alves), que falava que é possível fazer muito a partir de muito pouco”, afirmou a presidente do Instituto Rubem Alves.
Assessoria de Imprensa
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original