Hackathon: Inscrições estão abertas para maratona que vai desenvolver soluções para comércio e serviços de Jundiaí

Publicada em 27/06/2022 às 08:43

Você tem uma ideia inovadora com soluções para o comércio e serviços de Jundiaí? A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, abre inscrições para o ‘Hackathon – Soluções para Comércio e Serviços’.

Startups dos setores de comércio e serviços podem se inscrever para a maratona de atividades e desafios, que será realizada em agosto, nos dias 5, 6 e 7. As inscrições acontecem até 25 de julho pelo link.

O objetivo da maratona (Hackathon) é o de fomentar a pesquisa, a experiência tecnológica, a inovação, assim como compartilhar, apreender e ensinar sobre conhecimento digital, informática e novas tecnologias.

A competição exigirá que, ao final, as equipes participantes tenham criado pelo menos uma ideia modelada de negócios prototipada para apresentação de conceito de: aplicativo ou software ou solução tecnológica, para os setores de comercio e serviços da Cidade de Jundiaí.

Cristiano Lopes, Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) lembra que foi feita antes uma pesquisa digital para identificar a demanda dos comerciantes e prestadores de serviços da cidade. “A pesquisa balizou a realização da competição (hackathon) para a escolha do melhor projeto desenvolvido por uma startup, que será incubada no Campus Jundiaí. A startup escolhida, que vai criar esta solução, estará dentro do Espaço Jundiaí. Dentro do nosso espaço, ela vai desenvolver inovação e solução para os comerciantes, de acordo com a demanda apontadas por eles na pesquisa e terá toda a mentoria e estrutura para desenvolver seu projeto.”

Os selecionados integrarão o programa ‘Ecossistema de Inovação – Campus Jundiaí’ para o desenvolvimento e aprimoramento das ideias.

Segundo o diretor do Departamento de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, Júlio Cesar Durante, o Campus Jundiaí vai contribuir com a cidade. “O Campus Jundiaí vai produzir soluções para a cidade e já começamos desenvolvendo soluções para os comerciantes e prestadores de serviços do município. É uma Cidade Inteligente dando uma resposta e melhorando a vida do cidadão. É o Poder Público fomentando o desenvolvimento de soluções para o próprio comércio”, afirma.

Quem pode participar?

O Hackathon é voltado para estudantes do ensino médio, técnico e superior nas áreas de T.I. e afins, bem como profissionais das áreas de TI, Robótica, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Propaganda e Marketing, Engenheiros, Tecnólogos e profissionais de outras áreas de atuação.

Confira o edital

A inscrição é gratuita, mas para ocorrer a participação, os inscritos deverão levar um pacote de ração de 1kg ou mais, para cães ou gatos, no dia da abertura do evento.

O cronograma das atividades a serem realizadas durante a maratona (Hackathon) é a seguinte:
– 5 de agosto de 2022, das 18h às 22h – apresentação da metodologia de elaboração de ideia modelada de negócios e formação de equipes com até 3 (três) membros.

– 6 de agosto de 2022, das 10h às 22h – desenvolvimento das soluções.

– 7 de agosto de 2022, das 10h às 17h – finalização e apresentação das soluções inovadoras elaboradas.

O evento ocorrerá no espaço JUNDIAÍ EMPREENDEDORA –
Maxi Shopping Jundiaí – Piso G3 – Ala Oeste, Av. Antônio Frederico Ozanan, 6000, Jundiaí – SP, 13215-900

Campus Jundiaí

Desde de setembro de 2021, com a publicação do decreto que criou o Ecossistema de Inovação – Campus Jundiaí, a cidade possui um novo modelo de incubação, identificando espaços públicos e de interesse público na cidade, para transformá-los em clusters de inovação, com capacidade para o desenvolvimento de novas tecnologias, coworking e incubação de startups de base tecnológica e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), formando um Ecossistema de Inovação associado ao Programa Jundiaí Cidade Inteligente. Entre os espaços públicos que vão incubar startups, dentro do programa Campus Jundiaí, além do Espaço Jundiaí Empreendedora, estão: o Fundo Social de Solidariedade, o Paço Municipal, a Faculdade de Medicina, a TVTEC, o Complexo Esportivo Nicolino de Lucca.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/27/hackathon-inscricoes-estao-abertas-para-maratona-que-vai-desenvolver-solucoes-para-comercio-e-servicos-de-jundiai/