Jundiaí inicia construção de Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Publicada em 27/06/2022 às 17:37Com o foco em se tornar uma cidade cada vez mais inteligente e conectada, Jundiaí dá os primeiros passos para a construção do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2022-2025. O Instituto Inova Cidades, contratado para o estudo e confecção do documento, apresentou, nesta segunda-feira (27), durante a reunião de plataforma com os gestores municipais, o escopo do trabalho, que será entregue em seis meses.
O Plano definirá estratégias de tecnologia da informação (T.I.) para a administração para os próximos quatro anos e orientará a execução das ações do Plano Plurianual (PPA). O prefeito Luiz Fernando Machado destacou que o foco é usar a tecnologia a favor da população. “A ideia é ter um governo cada vez mais eficiente, conectado e com tecnologia para facilitar o atendimento aos munícipes.”
O chefe do Executivo destacou ainda que Jundiaí tem o programa Cidade Inteligente, com diversas ações de impacto positivo por meio da tecnologia nos serviços públicos. “Temos a telemedicina na saúde para agilizar exames e consultas, prontuário eletrônico dos pacientes, reconhecimento facial nas escolas, pontos de wi-fi nos parques e praças, além de mais 200 câmeras de vigilância e semáforos inteligentes.”
O gestor de governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, frisou a importância da implantação de inovações tecnológicas em Jundiaí. “A Cidade Inteligente tem que ser inclusiva, ou seja, para todos, e com a efetividade da entrega do serviço para o morador. O Plano Diretor de Tecnologia é mais um passo para uma cidade cada vez mais conectada.”
De acordo com o analista de sistemas e advogado Rogério Alessi, responsável pelo Instituto Inova Cidades, todos os gestores serão envolvidos no processo. “O PDTI vem para melhorar a governança e trazer maior efetividade às ações do PPA e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Além disso, trará subsídio tecnológico para ações de governo e melhora indicadores de efetividade do Tribunal de Contas, por meio do Índice de Efetividade de Gestão Municipal IEGM).”
Segundo ele, o Plano Diretor de Tecnologia trará a modernização da infraestrutura de inovação e relação com o cidadão. Também desenvolverá ações de modernização de tecnologia por meio de um olhar estratégico. O trabalho abarca ainda o Campus Jundiaí, com um conjunto de ações estruturadas para auxiliar o pequeno empreendedor, transformando ideias em protótipos, produtos e empresas. “Essa capacitação pode ser revertida em novas empresas e, consequentemente, irá gerar empregos.”
O PDTI vem para atender a Lei do Governo Digital (14.129/21), que traz regras para aumentar a eficiência da administração pública, por mio da desburocratização, inovação, transformação digital e participação do cidadão.
-
13/12/2024
Jundiaí conquista 3º lugar no Ranking Município Agro e reforça posição entre as melhores do Estado
-
05/12/2024
Nota Oficial: Prefeitura alerta sobre golpe de cobrança irregular
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
-
04/12/2024
Prefeitura injeta R$ 200 milhões na economia com pagamento de 13º
Baixe as fotos desta notícia na resolução original