UGC faz balanço positivo do 6º FESTEJU

Publicada em 28/06/2022 às 17:10

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) encerrou no domingo (26) a 6ª edição do Festival de Teatro de Jundiaí (FESTEJU). O evento foi prestigiado por um grande público e movimentou a cena cultural da cidade por 22 dias com apresentações no Teatro Polytheama, Sala Jundiaí do Complexo Fepasa e Praça Marechal Floriano Peixoto – Praça do Coreto.

A retomada presencial em 2022 foi sucesso e bateu recorde após dois anos de realização on-line e híbrida por conta da pandemia. As apresentações presenciais gratuitas contaram com mais de 20 espetáculos pelas Cenas Amadora e Profissional. Além disso, foram realizadas rodas de conversa e workshops com profissionais renomados das diversas áreas teatrais. No total, se inscreveram para o FESTEJU neste ano 160 espetáculos e 900 integrantes dos grupos.

“Foi tudo muito importante para a cena cultural local em um momento de retomada. Trouxemos os grupos e discussões importantes em espetáculos e rodas de conversa. Além disso, valorizamos o teatro como uma linguagem importante na cidade e democratizamos o acesso com peças gratuitas”, destacou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Além de grupos de Jundiaí e de outros municípios paulistas, como São Paulo capital, Campinas, Itapetininga, Santos, São José dos Campos, São Roque, esta edição contou também com participantes de fora do Estado, com grupos de Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

Marcelo também destacou a importância da participação da Cena Amadora no festival. “É um incentivo para que novos grupos invistam o tempo fazendo teatro.” O gestor explicou que já está pensando na sétima edição do FESTEJU. “Entendemos que a regularidade das ações culturais é necessária para a formação do público na cidade. Já estamos refletindo sobre como ampliar e melhorar o Festival, para que ele alcance um público cada vez maior.”

O encerramento ficou por conta do musical “Felizardo”, espetáculo premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) da noite de domingo (26), no Polytheama.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/28/ugc-faz-balanco-positivo-do-6o-festeju/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original