Prefeito leva experiência positiva de Jundiaí no turismo a Fórum Estadão Think

Publicada em 29/06/2022 às 10:06

O prefeito Luiz Fernando Machado participou nesta terça-feira (28) do painel ‘Impactos Econômicos e de Imagem em Destinos’, no Fórum Estadão Think, organizado pelo jornal O Estado de São Paulo.

O chefe do Executivo falou da vocação de Jundiaí em atrair visitantes de todo o Brasil. “Somos o maior destino turístico rural do Estado de São Paulo e, inclusive, fomos premiados por isso. Jundiaí é uma cidade potente no comércio, indústria, serviços e também no turismo.”

Ele lembrou a institucionalização do Distrito Turístico Serra Azul, oficializado em novembro de 2021 e que deve receber, nos próximos cinco anos, investimentos de R$ 1,8 bilhão provenientes da iniciativa privada. Também devem ser gerados 7,4 mil novos empregos em Jundiaí e também nas cidades de Itupeva, Louveira e Vinhedo. “A oficialização veio para dar protagonismo à cidade e potencializar o turismo em toda a região. O Governo do Estado nos proporcionou sairmos de uma política de governo e entrarmos para uma política de Estado. Agora temos perenidade e segurança jurídica para oferecer a quem deseja fazer investimentos no turismo de Jundiaí.”

Luiz Fernando mencionou ainda que a cidade manteve a posição de 7ª economia do Estado de São Paulo, 17ª colocação no ranking nacional dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) e 4ª posição do IDH Estadual. “A cidade conta com saneamento básico para 100% da população. Somos um município estruturado e potente, capaz de criar mecanismos de sustentabilidade turística.  Por isso, a discussão promovida pelo Estadão é tão importante, pois nos ajuda discutir o que é necessário fazer para chegar a níveis de empregabilidade e capacidade de geração de renda por meio do turismo. Felizmente, com o Distrito podemos agora segurança jurídica ao empreendedor que quer trazer investimentos no setor para Jundiaí.”

Vocação de Jundiaí para o turismo foi pauta no evento

O prefeito frisou ainda que Jundiaí foi reconhecida como uma cidade com alta capacidade de honrar compromissos financeiros e fiscais pela Austin Rating, que é uma agência classificadora de risco de crédito, que afirmou o rating para brAA+ (“duplo A”) de longo prazo. Isso significa que a cidade é reconhecida como boa pagadora em escala nacional.  Além disso lembrou que a revista ‘Isto É’ classificou Jundiaí como uma das melhores cidades do Brasil. Entre 5.565 municípios brasileiros analisados pela pesquisa da Austin Rating para a publicação, Jundiaí lidera os indicadores econômicos e foi classificada com o 1º lugar na subcategoria Padrão de Vida.

A mediação do painel foi realizada pelo apresentador da Rádio Eldorado, Emanuel Bomfim e teve participação de Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio e presidente da Better World; de Rubens Rizek, secretário de Governo Municipal de São Paulo e Toni Sando; presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, João de Nagy ITC Hotelaria. O Secretário de Estado de Turismo e Viagens, Vinicius Lumertz, representou o governador Rodrigo Garcia na abertura do evento.

Prefeito destacou institucionalização do Serra Azul, oficializado em novembro de 2021

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/29/prefeito-leva-experiencia-positiva-de-jundiai-no-turismo-a-forum-estadao-think/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original