Voluntários promovem a entrega de refeições a famílias cadastradas no Criança Feliz

Publicada em 30/06/2022 às 08:45

Afim de promover segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade que, muitas vezes, não conseguem colocar alimento de qualidade para as crianças, os grupos “Somos Todos Solidários” e “Tempero Amor”, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, realizaram, na noite de terça-feira (28), a entrega de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.

A ação foi realizada em parceria com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento (UGADS), que indicou as famílias cadastradas no Programa Criança Feliz do município. Um dos principais objetivos desta primeira entrega é o de potencializar os atendimentos para que eles não se limitem aos moradores em situação de rua, principalmente os da região central, mas também ás famílias que estão em vulnerabilidade social, e com crianças em sua composição.

“Conheci a iniciativa através do Criança Feliz. Recebo visitas em casa dos visitadores do programa e ele informaram que iria acontecer a entrega das marmitas. Sou dona de casa, pois preciso cuidar dos meus três filhos, e essas refeições vão nos ajudar bastante”, comenta a moradora do Jardim Fepasa Ana Paula de Moraes. Ela vive com o marido, a sogra e os três filhos, que somam um total de sete pessoas na mesma casa.

Marmitas sendo entregues pelo grupo Tempero Amor no bairro do Tamoio, a mães e crianças
Marmitas são entregues pelo grupo Tempero Amor no bairro do Tamoio

As entregas foram realizadas no Centro Comunitário Balsan, localizado no Jardim Tamoio, e na Casa Azul de Assistência Social, no Jardim Fepasa. Diante da atual crise econômica e da alta inflação dos últimos meses, o número de famílias em situação de vulnerabilidade tem aumentado no Brasil. Em números absolutos, são 125,2 milhões de brasileiros que passaram por algum grau de insegurança alimentar em 2021, um aumento de 7,2% desde 2020, e de 60% em comparação com 2018.

“O foco da iniciativa são as famílias com filhos pequenos e nosso objetivo é que a ação continue sendo realizada todas as terças-feiras pelos grupos. Buscamos interação com as famílias e apoio, para que a iniciativa seja divulgada nos bairros e chegue a cada vez mais pessoas, não só na região central, mas também em outros bairros”, comenta a gestor da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.

Gestora Maria Brant participamdo da ação com o grupo Somos Todos Solidários na Casa Azul, no Jd. Fepasa
Gestora Maria Brant participa da ação com o grupo Somos Todos Solidários

“Ainda estamos entendendo e construindo esse novo modelo, de levar a ação até os bairros e espalhar o atendimento a outros locais que não só a praça da Matriz e o Centro. Percebemos que muitos grupos atuam na região central e que, ao mesmo tempo, ainda existem famílias que precisem de apoio em outras localidades. É uma iniciativa simples, mas que realizamos com muito carinho”, comenta o voluntário Sérgio Luiz Camargo, do grupo Somos Todos Solidários, que providenciou, além das marmitas, um kit de doce e outro com sabonete artesanal para as famílias.

Programa Criança Feliz

O Criança Feliz é um programa do Ministério da Cidadania que visa acompanhar o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde a gestação, cujas famílias recebam o Auxílio Brasil (crianças até três anos), o Benefício da Prestação Continuada (crianças com deficiência, até seis anos), ou crianças afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção (também até seis anos).

Atualmente, o programa abrange mais de 500 famílias, a partir dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – Central, Novo Horizonte, Santa Gertrudes, São Camilo, Tamoio e Vista Alegre. A adesão ao programa federal pela Prefeitura de Jundiaí ocorreu em 2017.

Garoto Davi Guilherme Ferreira, de 11 anos. recebendo as refeições para levar para toda a família
Davi Guilherme Ferreira, de 11 anos. recebe as refeições para levar para toda a família

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/30/voluntarios-promovem-a-entrega-de-refeicoes-a-familias-cadastradas-no-crianca-feliz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original