CDHU inicia qualificação e vistoria de casas que serão reformadas no Novo Horizonte

Publicada em 01/07/2022 às 18:11

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo iniciou, na manhã desta sexta-feira (1), as qualificações e vistorias das residências no bairro Novo Horizonte, em Jundiaí. Em parceria com a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), a CDHU irá reformar 400 casas, com financiamento do Programa Viver Melhor do governo do Estado de São Paulo.

“Aqui em casa praticamente tudo está precisando melhorar. A maior necessidade é tapar os buracos entre alguns blocos, pois no frio o vento entra e fica bastante gelado dentro de casa. Também temos problemas de infiltrações em algumas paredes e no banheiro. A reforma será muito útil para toda a família”, comenta a moradora Maria de Paula Novaes, de 61, que foi uma das primeiras contempladas com a reforma. Ela vive na mesma casa no Novo Horizonte há 36 anos.

O foco do programa é trazer melhorias para as residências mais precárias e com maior necessidade de intervenções, principalmente nas questões de infraestrutura, impermeabilização e funcionalidade. O valor médio para a reforma de cada casa é de R$ 20 mil, dependendo das necessidades de cada uma.

Em Jundiaí, o Novo Horizonte foi o primeiro bairro inscrito e contemplado com o programa. “Nesta primeira etapa, realizamos as vistorias e cadastramentos das casas. Com foco nas residências mais simples e com mais necessidades, abordamos os moradores com nossa equipe de serviço social e identificamos as deficiências de cada lar”, comenta o diretor do Programa Viver Melhor, Humberto Schmidt.

CDHU realiza abordagem a famílias nas casas do Jardim Novo Horizonte
CDHU realiza abordagem a famílias no Jardim Novo Horizonte

As melhorias incluem a parte de cobertura e revestimento externo, impermeabilização, revisão da rede elétrica e hidráulica, adequação dos sanitários e outros. “Não proporcionamos luxo, mas sim um lar mais digno e funcional aos moradores. Depois de pronta, a reforma realmente muda a vida dessas pessoas”, completa Schmidt.  

As residências serão qualificadas semanalmente, começando pela Estrada Municipal do Varjão e, logo após as vistorias, já se inicia o processo de orçamento dos materiais para as reformas. “Assim que as primeiras casas forem cadastradas, dentro de aproximadamente um mês já se iniciam as obras. Não serão contempladas as 400 residências de uma só vez, mas em blocos menores, para agilizar o serviço”, explica o superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos, o Tico.

“Esse é um programa pioneiro na cidade e só foi possível por conta do nosso trabalho para se adequar e conseguir fazer parte das ações do Governo do Estado. Nossa equipe está sempre buscando a realização de projetos que melhorem a vida daqueles que precisam”, finaliza Tico.

“Fomos surpreendidos positivamente com a notícia. Aqui em casa a maior necessidade é o conserto do muro lateral e, principalmente, a colocação de um portão na frente, que hoje está improvisada com algumas madeiras”, comenta o morador Edinaldo de Melo, de 28 anos.

Foto de Edinaldo de Melo, que será um dos contemplados com a reforma de sua casa
Edinaldo de Melo será um dos contemplados com a reforma de sua casa

Programa Viver Melhor

O programa viva melhorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade e regularização fundiária para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados. O principal desafio do Viver Melhor é levar qualidade de vida e proteção às famílias mais carentes por meio de intervenções na estrutura física das moradias que afetam sua segurança e saúde.

Os tipos de serviços a serem executados pelas equipes do programa, sem custo para as famílias, abrangem coberturas, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de esquadrias, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, reparos de drenagem, entre outros. O trabalho a ser desenvolvido pela CDHU consiste em três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo.

Casas do Jardim Novo Horizonte são qualificadas e recebem identificação  através de uma placa colocada por um agente da CDHU
Casas do Jardim Novo Horizonte são qualificadas e recebem identificação

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/01/cdhu-inicia-qualificacao-e-vistoria-de-casas-que-serao-reformadas-no-novo-horizonte/
Leia mais sobre , , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original