Saúde de Jundiaí avança em ações de Cidade Inteligente com implantação de prontuário eletrônico integrado

Publicada em 02/07/2022 às 09:27

Ter todo o histórico de saúde da pessoa ao alcance de um clique. Esse é o objetivo da Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), com a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal. Com o sistema inteligente de dados, além da garantia do histórico completo do usuário dos serviços de Saúde, os benefícios são ampliados ao meio ambiente, com a redução do uso de papel, e a qualidade das informações disponibilizadas.

A ação faz parte das iniciativas de Cidade Inteligente e tem sua implantação iniciada nesta segunda-feira (04), na Nova UBS Tulipas. O cronograma, realizado pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) – responsável pelo desenvolvimento da plataforma – é escalonado ao longo dos próximos meses.

“Jundiaí é reconhecida como a cidade que mais investe em saúde de maneira per capita, pelo Conselho Federal de Medicina. Jundiaí segue o caminho da informatização e inteligência na gestão de recursos e processos. O prontuário eletrônico é mais uma etapa cumprida pela gestão para, cada vez mais, avançar na qualidade dos serviços à população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para a implantação do sistema, a UGPS iniciou os investimentos em 2018, com a integração dos serviços na rede de dados do município, aquisição de computadores e demais equipamentos necessários para a implementação do sistema, além de capacitação dos profissionais e desenvolvimento das plataformas que atuarão de maneira integrada entre as redes de Atenção Básica (Primária), Ambulatorial (Secundária) e Hospitalar (Terciária).

Sem uso de papel: Prontuário eletrônico qualifica informações em banco de dados para todos os serviços

A parceria entre a UGPS com CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí desenhou a arquitetura do novo sistema, que abrigará os prontuários eletrônicos dos pacientes da rede pública de saúde. Esse sistema será integrado ao banco de dados do SIIM – Sistema Integrado de Informações Municipais, onde estão todos os cadastros dos usuários SUS no município. “Estamos na primeira etapa da implantação do sistema. Já superamos as fases de estruturação da rede e do desenvolvimento da integração entre os bancos de dados. Pela plataforma, além de todas as informações do paciente estarem armazenadas em um banco de dados acessível a todos, teremos economia de papel, qualificação das informações que proporcionará atendimento mais integrado, além de ampliar a gestão dos recursos, já que será possível controlar de maneira eficiente as dispensações de medicações, por exemplo, e projetar as compras de insumos”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.

“Nessa modernização em que vivemos, nada melhor que um prontuário eletrônico para agilizar e facilitar a vida de todos, tanto dos atendentes quanto dos pacientes. Uma das maiores vantagens desse novo modelo é o resgate de informações que poderiam ficar perdidas se estivessem apenas no papel, como histórico médico e afins. O acesso à informação fica muito mais facilitado”, comenta Tiago Leandro, conselheiro da Nova UBS Tulipas, que mora no bairro há 14 anos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/02/saude-de-jundiai-avanca-em-acoes-de-cidade-inteligente-com-implantacao-de-prontuario-eletronico-integrado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original