Poesia transformada em música marca evento do Projeto Lullaby

Publicada em 03/07/2022 às 19:58

Emoção define o encontro realizado neste domingo (03), na Fábrica das Infâncias Japy. Na celebração de encerramento do Projeto Lullaby foram apresentadas as músicas compostas por um grupo de mães que integram o Programa Criança Feliz, por meio da iniciativa realizada numa parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, o Instituto Alana e a Fundação holandesa Bernard Van Leer. A iniciativa faz parte das ações do Programa Jundiaí Cidade das Crianças, para o desenvolvimento integral dos pequenos.

Além das seis mães e famílias que participaram das gravações e apresentaram suas canções juntamente com a Banda Alana, o evento reuniu convidados, envolvidos nos projetos e integrantes do Programa Criança Feliz, que tem cerca de 500 famílias de várias regiões da cidade.

A iniciativa coloca as mães em contato com a música, revelando sua importância no fortalecimento dos vínculos entre elas e seus filhos. Para as famílias selecionadas, a faixa etária das crianças é de 0 a 3 anos em sua composição. Participaram dos encontros sete famílias residentes no Jardim Sorocabana, Vianelo e São Camilo, que integram o Programa Criança Feliz. Apenas uma dessas famílias não participou da etapa de composição da canção, devido a problemas de saúde no período.

Evento reuniu os envolvidos no trabalho em conjunto, com a presença de convidados e integrantes do Programa Criança Feliz

“As atividades foram desenvolvidas ao longo dos últimos três meses, colocando as famílias em contato com a música e a arte, por meio de um trabalho conjunto que resultou na apresentação de hoje”, lembra a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, (UGADS), Maria Brant, destacando a intenção que o programa tem de trazer o máximo de oportunidades possíveis nesse contexto.

As estrelas são as mães, crianças e músicos, que juntos fizeram o projeto acontecer, trazendo a poesia transformada em melodia. “Acreditamos, aqui em Jundiaí, na arte como ferramenta de transformação, o que faz nossa cidade muito melhor, trazendo às famílias uma experiência transformadora, levando o amor em forma de música para suas vidas, especialmente das crianças”, salientou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

A canção é considerada uma carta da mãe para o filho ler no futuro. Renata Cristina Lizana, mãe do Adam, de 2 anos e meio, fala em sua música sobre o desejo da maternidade, realizado com a chegada do filho. “Ele veio para completar minha vida. Participar do projeto foi emocionante demais. Os profissionais me deixaram à vontade para expressar o que sinto. O lado humano desse projeto é o grande diferencial”, ressaltou.

Adrielli da Silva Bento, mãe da Maria Eduarda (10), do Nicollas (7) e da Pietra (3), enfatizou as lembranças que ficam eternizadas. “Orientamos nossos filhos sempre pensando no futuro e minha música é sobre isso. Com os encontros me reencontrei, percebendo que mereço ter mais tempo para mim, com um fortalecimento que todas as mães precisam para conviver bem em família”, revelou.

Para a atividade de encerramento, a UGADS contou também com o apoio das lojas de roupas Atualizada e da Prime Beauty Academy, que cuidaram da produção e do visual das mamães, as ‘donas’ das músicas.

Com essa visão inovadora, o projeto Lullaby promoveu o encontro de mães e famílias com músicos profissionais, que criaram juntos as canções apresentadas. A Banda Alana tem como proposta oferecer às crianças uma imersão em um trabalho cultural com efetivo potencial transformador. “Além das canções, apresentamos também vídeos contando como foi o processo de composição”, destacou Raquel Franzim, diretora de Educação do Instituto Alana.

O Lullaby e a Cidade das Crianças

Jundiaí foi escolhida pelo Instituto Alana para participar da implantação no Brasil do projeto-piloto Lullaby (canção de ninar, em inglês), que consegue resgatar as histórias dessas famílias, transformando sentimentos em lindas melodias e canções.

A ação é uma proposta do Instituto Alana e conta com o financiamento da Fundação Bernard Van Leer, instituições parceiras de Jundiaí na implantação de políticas públicas para a Infância no Município, por meio da Rede Urban95, da qual Jundiaí está integrada.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos da PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/03/poesia-transformada-em-musica-marca-evento-do-projeto-lullaby/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original