Pastoral da Criança celebra 35 anos em evento no Paço

Publicada em 04/07/2022 às 17:17

Para celebrar 35 anos de história em Jundiaí, a Pastoral da Criança realizou, na manhã desta segunda-feira (4), um encontro no Paço Municipal com representantes da instituição e autoridades. O evento contou com apresentações de ações do governo e da igreja católica voltadas para a garotada.

“As pessoas que integram a Pastoral são anônimas e se deslocam todos os dias para viabilizar uma melhora de vida para a nossa comunidade em situação de vulnerabilidade. São ações fundamentais para a cidade, principalmente, para as crianças”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado. O chefe do Executivo frisou que a gestão tem a criança como protagonista em vários projetos, como Escola Inovadora, Mundo das Crianças, Fábrica das Infâncias Japy e seus programas como Pé de Infância, Lullaby, Primeiríssima Infância, Criança Feliz, entre outros.

Além disso, Luiz Fernando lembrou que Jundiaí faz parte da rede internacional Cidade das Crianças e Urban95 e também é referência regional da Primeiríssima Infância do Estado de São Paulo. “Reduzimos em 32% a mortalidade infantil nos últimos quatro anos. Mantivemos a posição de 7ª economia do Estado de São Paulo, 17ª colocação no ranking nacional dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) e 4ª posição do IDH Estadual.”

O coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, marcou presença e falou da importância do trabalho integrado. “Sabemos que o Poder Público tem suas responsabilidades e meios de cumpri-las. Mas ninguém faz nada sozinho. Por isso, a comunidade pode ajudar e ser rede de apoio para as famílias.”

A coordenadora diocesana da Pastoral de Jundiaí, Sônia Maria Furlan, destacou o propósito dos voluntários. “Nós temos uma missão, que vem do coração, com foco nas crianças e também nas gestantes”, destacou. Segundo ela, mais de 400 crianças e 16 gestantes são atendidas atualmente. Ela destacou ainda que um aplicativo tem sido usado no atendimento às famílias não apenas no Brasil, como em vários cantos do mundo. Dessa forma, os dados da Pastoral ficam todos em um banco para consultas e levantamento de indicadores.

Articuladora regional do Primeiríssima Infância, Ligia Maria de Almeida Bestetti, apresentou a dinâmica do trabalho pioneiro na região. Já a articuladora municipal Gerusa Moura falou do Programa em Jundiaí. “Criamos ações que transformem a vida de crianças de 0 a 3 anos. Quando nasce uma criança, nasce um futuro. Ter pessoas olhando para esse desenvolvimento pavimenta o caminho de um adulto mais saudável e equilibrado.”

O bispo Dom Vicente Costa participou do evento, que recebeu ainda representantes do Poder Legislativo e gestores de diversas unidades de Gestão.

Mais – O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, apresentou o caminho que Jundiaí trilhou para se tornar a Cidade das Crianças, integrando todas as Unidades de Gestão, em atividades com o foco no desenvolvimento dos menores. Ele explicou que Jundiaí é o primeiro município do Estado a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças e foi o segundo no país. “Atualmente somos a única cidade brasileira que cumpre as exigências e ainda se enquadra no projeto. Tudo isso se deve a um trabalho alinhado entre as Unidades de Gestão e à participação das crianças em todo o processo.”

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social exibiu dois vídeos do Projeto Lullaby, que promove vínculo entre pais e filhos, com atividades que resultam na criação de canções de ninar.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/04/pastoral-da-crianca-celebra-35-anos-em-evento-no-paco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original