Comitê Gestor do Distrito Turístico Serra Azul recebe Secretário de Turismo do Estado

Publicada em 08/07/2022 às 13:42

Aconteceu na tarde de quinta-feira (7), a terceira reunião do Conselho Gestor do Distrito Turístico Serra Azul, formado pelos municípios de Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo. O conselho conta com 16 conselheiros titulares e 16 suplentes, entre membros do Governo do Estado, das prefeituras e da sociedade civil.

Por parte de Jundiaí, o prefeito Luiz Fernando Machado é membro titular, e foi representado pela diretora de turismo do município, Marcela Moro que é suplente no Conselho Gestor. Também estiveram presentes como representantes dos demais municípios o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, a secretária interina de turismo de Itupeva, Rita Bonequini e a turismóloga Rafaela Lourençon representando a cidade de Louveira.

A reunião contou com a presença do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, e do coordenador do grupo de ferrovias e assessor especial da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Fioravante.

“No que diz respeito ao turismo, o Brasil precisa parar de pensar pequeno e se contentar com pouco. Temos condições de criar um distrito de padrão internacional e atrair pessoas do mundo inteiro para nos visitar. Para isso, devemos começar desde já a espalhar as boas notícias sobre o que está sendo realizado na região”, comenta Lummertz.

Já Fioravante fez uma breve apresentação a respeito do novo modal ferroviário de São Paulo e propôs a interligação do novo modelo ferroviário paulista ao Distrito Serra Azul e ao Aeroporto de Viracopos, o que irá facilitar o acesso à região e integrá-la de maneira ágil e eficiente aos principais polos emissores de turistas.

Na ocasião, estiveram presentes membros dos cinco comitês que integram as ações do Distrito. São eles: o Comitê de Finanças, Comitê Jurídico, Comitê de Comunicação e Relações Institucionais, Comitê de Infraestrutura e Comitê de Planejamento. O coordenador de cada comitê promoveu uma breve apresentação a respeito das ações já realizadas e dos próximos passos de cada frente.

“Cada comitê tem sido muito competente e temos avançado semanalmente em diversos assuntos. Hoje convocamos membros todos os comitês para apresentarem suas ações e, assim, ficamos todos alinhados. Não podemos perder esse espírito de energia que tem contagiado as ações do Distrito”, afirma o presidente do Conselho Gestor, Alain Baldacci.

Diretora Marcela Moro faz discurso em encontro do Distrito Turístico
Diretora Marcela Moro faz discurso em encontro do Distrito Turístico

Palavra do Executivo

“Temos realizado o planejamento turístico e territorial, com foco no desenvolvimento regional. Nossos próximos passos serão a validação da Análise SWOT e a estruturação do Plano Regional, além de integrar um sistema de gestão e monitoramento de fluxo. O planejamento do Distrito Turístico Serra Azul é, sem dúvida, a criação de um novo modelo de estruturação de destinos turísticos no nosso estado e no nosso país”, pontuou a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

“A reunião foi muito produtiva! Temos diversos pontos a discutir e eu ressalto a importância de projetos relacionados à mobilidade urbana. Temos uma obra planejada que ligará o Distrito diretamente à Vinhedo. Por isso é tão importante mantermos as ações caminhando”, reforça o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco.

“É uma alegria estar aqui nessa reunião, vendo as ações relacionadas ao Distrito Turístico. Estamos transformando a história do turismo na região e no Estado, com iniciativas que serão exemplo no futuro”, comenta a secretária interina de Turismo e Desenvolvimento de Itupeva, Rita Bonequini.

“Houve uma mudança em nossa equipe e estou representando o nosso vice-prefeito, que é o secretário de Turismo. Louveira tem muito a acrescentar no Distrito Turístico, principalmente em questões ferroviárias, que foi um assusto discutido nessa reunião. Coloco a nossa cidade à disposição”, afirma Rafaela Camurci Lourençon, turismóloga de Louveira.

Foto geral com todos os participantes do encontro do Distrito
Reunião do Conselho Gestor reúne membros de todos os comitês do Distrto

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/08/comite-gestor-do-distrito-turistico-serra-azul-recebe-secretario-de-turismo-do-estado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original