Escola Inovadora: Formação sobre bibliotecas escolares conta com aula prática
Publicada em 08/07/2022 às 15:54Em continuidade à capacitação sobre biblioteca escolar, que teve início na última segunda-feira (4), os diretores do Ensino Fundamental do programa Escola Inovadora, participaram, nesta sexta-feira (8), nos espaços da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF), da segunda parte do curso ministrado pelo bibliotecário Pedro Henrique Carvalho Gomes, que possui experiência na área escolar.
A capacitação foi promovida pelo Departamento de Fomento à Leitura, ligado ao Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), da Unidade de Gestão de Educação (UGE). Logo no início da formação, Maria Helena Neto Afonso Pereira, que participa do projeto Lê no Ninho, da Biblioteca Nelson Foot, apresentou aos participantes algumas estratégias e procedimentos a serem seguidos para uma boa contação de histórias.
Outra ação promovida foi a observação do acervo da BNF, quando Pedro explicou aos educadores as diferentes possibilidades de catalogações que os livros podem receber, como por cores conforme o gênero, por autor, faixa etária, entre outros. O bibliotecário também explanou sobre a importância dos ambientes para estimular a leitura. “O local precisa ser acolhedor, aconchegante, bonito e até ter brinquedos, que não façam a competição pelo foco, mas é preciso ser um ambiente que atraia a atenção das crianças”, destacou Pedro.
A diretora do Departamento de Fomento à Leitura, Cícera Escoura Bueno, também explicou que é possível fazer, por exemplo, um mês especial dedicado a um autor. “Organizar uma prateleira com os livros de um autor para apresentá-lo aos estudantes é uma ideia interessante, promover vivências que levem as pessoas a se apaixonarem pela leitura, precisamos ter em mente sempre o objetivo de desenvolver o encantamento pela atividade”.
A diretora da EMEB Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, Marina de Oliveira, participou da formação. “Foi uma capacitação muito importante para adequarmos nossos espaços de leitura. Na EMEB Marina, teremos novidades no segundo semestre, com um bosque para a leitura, para que o momento dedicado a essa atividade, que é tão essencial para nossas crianças, seja ainda mais prazeroso”, contou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
14/11/2024
Agenda cultural tem programação gratuita para as crianças
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
Baixe as fotos desta notícia na resolução original