Saúde de Jundiaí inova ao lançar receituário lúdico focado nas crianças

Publicada em 10/07/2022 às 08:00

Reduzir o uso de telas, comer mais legumes e verduras, brincar ao ar livre, explorar a natureza, ler e cantar. Essas foram algumas das recomendações da pediatra Marina Lucchini à paciente Maria Luísa Fonseca Felipe, de 7 anos. Além de avaliar a saúde dos pequenos e, quando necessário, prescrever os tratamentos adequados, os equipamentos de saúde de Jundiaí, a Cidade das Crianças, também indicam atividades que fazem a diferença no bem-estar da garotada com o Receituário Lúdico.

“Minha mãe passa muito tempo vendo TV e não brinca comigo”, denunciou Maria Luísa, que não fez cerimônia ao lado da mãe, Carolina Heber Fonseca, durante uma consulta de rotina. “Fiquei com vergonha”, riu a mãe ao longo do bate-papo com a médica e completou. “Ela está certa! Eu fico muito tempo distraída com filmes e séries e fico devendo algumas atividades com ela. Ela é uma menina muito ativa, gosta de correr pela casa e conversar. Vamos aproveitar as férias e levar a sério as recomendações.”

Com base em um artigo publicado pela ‘American Academy Pediatrics’, a proposta foi iniciada há dois anos, no auge da pandemia, quando foi identificada a importância da interação familiar, movimentação ao ar livre e distanciamento das telas digitais. “Os pediatras são os profissionais da mais alta confiança das famílias e, por meio do trabalho deles, nossa ideia é proteger e estimular as brincadeiras. A indicação é importante para o desenvolvimento e a saúde da criança quanto a própria prescrição medicamentosa. O movimento passou a fazer parte do dia a dia dos consultórios, com o receituário específico, todo estilizado e com as sugestões de atividades para as famílias”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A linguagem é inspirada no programa Pé de Infância, já implementado em Jundiaí, a partir da parceria com a Urban 95 e o projeto Criança e Natureza, do Instituto Alana, que também é parceiro da cidade no desenvolvimento de ações e políticas para a infância em Jundiaí.  

Resultados positivos

Segundo a pediatra Marina Lucchini, a ideia vem para trazer impactos positivos na vida dos pacientes. “Buscamos não apenas diagnosticar doenças e acompanhar a rotina desses pacientes. Nosso objetivo é melhorar a vida dessa criança e fazer com que ela tenha um dia a dia mais saudável, com mais contato com a família.”

Ela conta que após a entrega do Receituário Lúdico as coisas mudam no cotidiano e nas relações familiares. “O impacto dessa receita é muito maior que apenas uma orientação. Quando o paciente chega em casa com as recomendações registradas e carimbadas por um médico, a postura de todos ao redor muda. A família se envolve e coloca em prática as orientações.”

O gestor de Saúde, Tiago Texera, comenta que os resultados colhidos são positivos. “Nossa intenção é que esse impresso se torne de uso permanente em todos os serviços de saúde da rede municipal. Os resultados são muito positivos em relação ao uso do receituário, tanto por parte dos médicos, como pelas famílias. As crianças sentem que o cuidado é para elas, querem segurar a receita, se sentem orgulhosas.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/10/saude-de-jundiai-inova-ao-lancar-receituario-ludico-focado-nas-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original