Escola Inovadora: durante o recesso escolar, crianças devem descansar e brincar

Publicada em 11/07/2022 às 08:30

As escolas da rede municipal de ensino, do programa Escola Inovadora, contam com recesso escolar no período de 11 a 20 de julho e a sugestão é que pais e cuidadores aproveitem o momento para oferecer às crianças dias de descanso, brincadeiras ao ar livre e uma rotina mais leve. 

“O recesso e as férias escolares são muito importantes para as crianças. É um período de descanso, de quebra de rotina, com horários mais flexíveis e que fazem com que as crianças tenham momentos de descanso e possam aproveitar o convívio com a família e entes queridos. O vínculo afetivo muitas vezes precisa ser renovado durante o período de férias, com a casa, pessoas, amigos”, afirma a gestora de Educação, Professora Vastí Ferrari Marques.

Um estudo da Academia Americana de Pediatria, publicado na revista Pediatrics, recomenda que o bom desenvolvimento das crianças passa pelo tempo de descanso, indicando que as pausas são importantes para que os estudantes possam inclusive desenvolver habilidades como comunicação, cooperação e partilha.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Crianças brincam com panelas, gelos, em cima de uma base verde.
Brincar e descansar são importantes durante o recesso escolar

Além do descanso, a sugestão para pais e cuidadores é levar as crianças para atividades ao ar livre, em contato com a natureza. “Jundiaí conta com praças e parques arborizados e de acesso gratuito. É uma continuidade do desemparedamento da escola, que não precisa e nem deve acontecer somente na escola e sim por toda a infância. A natureza traz muitos benefícios para o desenvolvimento integral da criança”, lembra a pedagoga e diretora de Educação Infantil da UGE, Thaís Nonô.

Ao estar em brincadeiras ao ar livre, as crianças questionam, investigam, levantam hipóteses. “No ambiente escolar, os educadores dão direcionamento para os questionamentos das crianças, mas viver momentos assim com as pessoas do convívio das crianças, com mais vínculo tem mais significado”, afirma Thaís. 

Em Jundiaí, a Cidade das Crianças, o contato com a natureza, a brincadeira e os momentos de lazer fazem parte inclusive do receituário pediátrico das Unidades Básicas de Saúde. A médica pediatra que faz parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Marina Lucchini comenta que o recesso é importante para as crianças. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Criança brinca em um brinquedo que está em espaço aberto.
Brincar em espaços abertos é importante para o desenvolvimento das crianças; brinquedo está instalado no Mundo das Crianças

“As férias também fazem parte da rotina letiva. Colocar as crianças apenas em estímulo pode levar à exaustão. No receituário pediátrico de Jundiaí agora prescrevemos a brincadeira, os momentos de lazer. A pausa, os momentos com a família de lazer são essenciais para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e não devem estar restritos apenas às férias escolares, mas sim fazer parte do cotidiano da família”, explicou a pediatra.

Mariana ainda enfatiza sobre as atividades realizadas ao ar livre. “O contato com a natureza, as brincadeiras, além de estimular um tempo maior longe de telas, favorece o neurodesenvolvimento. O estímulo que as crianças recebem na natureza é muito intenso e importante, além de ajudar na imunidade”, conclui Dra. Marina. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/11/escola-inovadora-durante-o-recesso-escolar-criancas-devem-descansar-e-brincar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original