BAIRRO SEGURO: Investimentos na Segurança garantem mais ações preventivas na região da Ponte São João

Publicada em 12/07/2022 às 11:35

Números da Unidade de Segurança Municipal (UGSM), da Prefeitura de Jundiaí, mostram que no primeiro semestre de 2022 houve um aumento de 72% no número de atendimentos realizados pela Guarda Municipal pelo programa ‘Bairro Seguro’, que abrange os bairros (Ponte São João, Vila Graff, Vila Joana, Vila Aparecida, Jardim da Fonte) em relação aos primeiros seis meses de 2021. Foram 494 atendimentos em 2021 contra 854 deste ano. A ampliação do trabalho é resultado de investimentos específicos em ampliação de efetivo e equipamentos para a corporação.

O programa que teve início em janeiro de 2019 na região da Ponte São João, com a atuação de guardas patrulhando de maneira fixa nas áreas comerciais tanto com viaturas quanto no patrulhamento a pé, vêm mostrando ótimos resultados graças aos investimentos aplicados na Guarda Municipal entre o ano passado e neste ano.

“Houve uma aumento do efetivo em 2021 e 2022, além da chegada de bases móveis e novas viaturas. Tudo isso justifica o aumento dos atendimentos na região, além da resolução de outros tantos, através do patrulhamento intensificado no bairro”, explica a gestora da Unidade de Segurança Municipal, coronel Carla Basson que reforçou as ações preventivas feitas diuturnamente pelas equipes.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Guardas municipais uniformizados realização vistoria em área com barracas, para a verificação de situações irregulares
Ações da Guarda Municipal são intensificadas; ação Bairro Seguro é realizada na Ponte São João

Ainda sobre números, nos primeiros seis meses de 2021 foram feitas 83 ações preventivas e 67 averiguações de crimes, contra 505 ações preventivas e 43 averiguações de crimes na região da Ponte São, ou seja, um aumento de 500% nas ações de prevenção com a presença das equipes em diversos pontos da região. “Com maior presença de guardas em pontos estratégicos e em patrulhamento, menores são os delitos cometidos. Setores especializados da como Canil e Apoio Tático têm auxiliado no Bairro Seguro”, comenta o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.

Somente no último final de semana, um verdadeiro “pente fino” foi feito no bairro. Cinco pessoas foram detidas pela GM. Todos carregavam em carrinhos de supermercados, ferramentas, objetos e produtos oriundos de furtos. A ocorrência foi registrada no 3º DP e a maioria dos objetos foram devolvidos aos seus donos.

Moradores tradicionais no bairro parabenizaram o trabalho e reforçaram que a presença da GM de forma mais intensa trouxe maior sensação de segurança a eles e pedem que a fiscalização seja realizada permanentemente.

As ações preventivas na região da Ponte São João são realizadas diariamente pela Guarda Municipal em conjunto com agentes da Fiscalização do Comércio, com o objetivo de identificar objetos de origem ilícita que são vendidos para comércios de sucatas.

Em 2022, foram averiguados 35 estabelecimentos de comércio de reciclados e sucatas, estando atualmente 19 sob fiscalização. Dos 35 estabelecimentos averiguados, 16 estão regulares. Em 2021, ocorreram 7 interdições.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/12/bairro-seguro-investimentos-na-seguranca-garantem-mais-acoes-preventivas-na-regiao-da-ponte-sao-joao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original