Educadores participam de capacitação no Mundo das Crianças

Publicada em 12/07/2022 às 14:02

Trabalhar a comunicação por meio da expressão corporal e montar diferentes materiais cenográficos com elementos da natureza são as abordagens da capacitação que os educadores do programa Escola Inovadora vivenciam durante esta semana no Mundo das Crianças. A formação é promovida pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância), em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

A diretora do Departamento de Fomento à Leitura, ligado ao CIEMPI, Cícera Escoura Bueno, explica a ação. “É  um trabalho de formação prática, com os educadores que não estão em recesso.  São atividades que podem ser replicadas com os estudantes, utilizando elementos da natureza e trabalhando com o desemparedamento da escola. Mais uma ação de formação dentro do programa Escola Inovadora”.

Juliana ensinou a fazer materiais cenográficos com elementos da natureza

Os educadores são divididos em dois grupos, enquanto um participa de dinâmica com exercícios sobre a atenção e expressão corporal, o outro trabalha com a busca de elementos da natureza como folhas, gravetos, entre outros, para a produção de materiais cenográficos. 

A cenógrafa, produtora de arte e arte educadora, Juliana Fernandes, comentou sobre a produção da cenografia. “A cada dia iremos trabalhar um material diferente. Hoje os participantes estão produzindo máscaras, outro dia serão bonecos com gravetos. O intuito é fazer com que os educadores busquem a natureza, colham os materiais que estão no chão e desenvolvam o senso mais apurado de observação das texturas, cores e que depois repliquem com as crianças” explicou.

Máscaras foram produzidas com folhas, gravetos, colhidos no próprio Mundo das Crianças

O professor Ailton Neves, que atua na EMEB Aparecida Merino Elias, foi um dos participantes desta terça-feira (12). “Foi uma grande surpresa aprender a fazer máscara com folhas, com materiais da própria natureza. Aprendemos como aproveitar esses elementos, a observar melhor cada um deles e ainda a fazer uma arte tão maravilhosa com tudo isso. Sem dúvida é uma atividade que podemos replicar na escola”, afirmou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/12/educadores-participam-de-capacitacao-no-mundo-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original