Programa Criança Feliz chega a 500 famílias assistidas em Jundiaí

Publicada em 12/07/2022 às 12:56

A moradora da Agapeama, Dalila Eliete Justino Almeida, mãe de Ravi Gabriel Almeida, de 2 anos, recebe semanalmente os visitadores do Programa Criança Feliz, da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Ela e o menino contam com o acompanhamento desde janeiro e são exemplos dos bons resultados do projeto, que tem como foco o fortalecimento de vínculo entre mães e filhos, além do desenvolvimento das crianças.

“Ele é uma criança da pandemia e não convivia com outras pessoas. Com as orientações dos visitadores, ele ficou mais sociável”, comentou Dalila.

A dona de casa Erilma da Silva Gonçalves, moradora do Jardim Novo Horizonte, também é assistida pelo Criança Feliz. A equipe da UGADS acompanha o desenvolvimento de Renan Gael, de 1 ano e 9 meses, desde que ele estava na barriga da mãe. “Sigo todas as recomendações, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do meu filho, que tem um atraso na fala. Ele é meu presente de Deus e eu faço tudo o que está possível para que a vida dele seja melhor”, comentou ela, que é natural da Bahia e há 20 anos vive em Jundiaí.   

Assim como Dalila e Erilma, outras 500 famílias de toda a cidade, em situação de vulnerabilidade social, são assistidas pelo Criança Feliz, que tem o foco no desenvolvimento da infância dentro de outro programa, o ‘Jundiaí Cidade das Crianças.’

A proposta do Criança Feliz é de fortalecimento de vínculo e da ludicidade durante a gestação e a primeira infância. “As políticas para a infância são prioritárias no governo. Temos entregas estratégicas em todas as unidades de gestão e esse projeto vem para somar e potencializar o trabalho desenvolvidos em frentes como a Saúde e Educação. A ideia é acolher a comunidade, oferecer serviços e participar do desenvolvimento e acompanhar a evolução dessas crianças”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo a gestora da UGADS, Maria Brant, são convidadas a participar do Programa Criança Feliz gestantes e famílias com crianças até 3 anos. “Os primeiros mil dias são os mais importantes na vida das crianças. Esse acompanhamento é feito com foco no futuro, pois os assistidos se tornam adultos mais saudáveis.”

Além de visitas, Maria destaca que o projeto vem para trazer às famílias a oportunidade que elas saiam das comunidades e participem de atividades coletivas em outras regiões da cidade. Na quarta-feira (6) por exemplo, foram iniciadas as oficinas de Baby Fusion, que unem a dança a movimentos corporais para aproximar as mães e os bebês. “São experiências que possibilitam que essas mulheres façam amizades, se relacionem e criem uma rede de apoio. “

Maria lembra ainda que a UGADS iniciou uma mobilização recente entre as ONGs que realizam a distribuição de alimentação às pessoas em situação de rua em Jundiaí. “Estamos conversando para que esse trabalho chegue a outros bairros e públicos, como as famílias do Criança Feliz. Notamos que havia uma sobreposição de esforços entre esses grupos e os convidamos a atender essa outra demanda.” A ideia tem dado certo e conta com o apoio de diversas ONGs da cidade.

Outra ação recente foi a conclusão do projeto Lullabay, que colocou mães e filhos do Criança Feliz em contato com a música, revelando sua importância no fortalecimento dos vínculos entre elas e seus filhos. Participaram dos encontros sete famílias residentes do Jardim Sorocabana, Vianelo e São Camilo.

Mais – O Criança Feliz é um programa do Ministério da Cidadania que visa acompanhar o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde a gestação, cujas famílias recebam o Auxílio Brasil (crianças até três anos), o Benefício da Prestação Continuada (crianças com deficiência, até seis anos), ou crianças afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção (também até seis anos). As famílias assistidas são referenciadas a partir de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – Central, Novo Horizonte, Santa Gertrudes, São Camilo, Tamoio e Vista Alegre. A adesão ao programa federal pela Prefeitura de Jundiaí ocorreu em 2017.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/12/programa-crianca-feliz-chega-a-500-familias-assistidas-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original