Obras do Centro das Artes avançam e são apresentadas para os artistas

Publicada em 13/07/2022 às 14:35

O Centro das Artes é um espaço histórico, que abrigou grandes apresentações e artistas de Jundiaí e de todo o Brasil. No final do ano, o local, que tem vínculo afetivo com a população, será entregue à população e aos artistas, totalmente modernizado, como forma de fortalecer o patrimônio histórico e cultural de Jundiaí. Na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito Luiz Fernando Machado acompanhado por gestores, apresentou o espaço para grupo de artistas da cidade, representado pelos novos integrantes do Conselho de Cultura. As novas instalações, que mesclam inovação e patrimônio histórico, receberam elogios e emocionaram aqueles que farão uso do espaço para apresentações.

“O Centro das Artes é um patrimônio histórico de Jundiaí e, com a revitalização, agregará mais que salas de apresentações. Todo o projeto foi pensado para atender aos artistas e ao público, com conforto, qualidade, preservação histórica e inovação, seguindo as premissas estabelecidas por Jundiaí, com desenvolvimento sem perder a qualidade de vida, a cultura e sua história”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

As transformações no espaço- que estão com 47% já executadas – são feitas pensando na preservação, já que a estrutura do telhado ainda é a original, dos tempos em que o prédio foi construído, no início do século passado e onde funcionou o Mercado Municipal. Com investimentos de R$ 5,7 milhões, a reforma do Centro das Artes está integrada ao Plano da Prefeitura para a Requalificação e Reabilitação do Centro. 

Prefeito Luiz Fernando Machado recepcionou os artistas junto com gestores da Prefeitura de Jundiaí

Após a reforma, o Centro das Artes irá ganhar uma nova sala de exposições, que era uma demanda da classe artística, além de uma nova sala de espetáculos (com outros 100 lugares, além dos 300 lugares da Sala Glória Rocha), novos camarins, uma cafeteria, uma loja de produtos típicos locais e um espaço de coworking vinculado ao programa Jundiaí Empreendedora.

A Sala Glória Rocha terá ainda ampliação do palco, aumento do pé direito com a elevação do forro, elevadores para transporte de cenário e uma cabine de audiodescrição para cegos, a primeira em um teatro da região. O Centro das Artes será um espaço totalmente adaptado, tanto para a população em geral como para a classe artística, que em muito pôde contribuir com suas considerações.

“Estou emocionada. O Centro das Artes faz parte da minha vida, seja como estudante, já que frequentei a Escola Estadual Conde do Parnaíba, ou já como artista. Fiz várias apresentações, acompanhei outras, assisti a incontáveis. Poder conhecer como está sendo feito e saber que tudo será cultural, cada pedaço dedicado à cultura, me emociona”, explicou Renata Iacovino, representante da classe musical no Conselho da Cultura.

Visita foi realizada na manhã desta quarta-feira (13)

Para Luan Silva, artista do segmento de teatro e circo, o espaço será um destaque para a cidade. “Cheguei a me apresentar algumas vezes aqui antes de ser fechado. Sempre que passo em frente, bate uma saudade e tentava olhar pelas frestas do portão o que estava sendo feito no local. Agora, conheci e vi que ficará maravilhoso e vou pulverizar a informação para os amigos”, comentou

Investimentos

“A Prefeitura irá investir cerca de R$ 50 milhões na revitalização da região central nos próximos cinco anos. Junto com as obras urbanísticas dos espaços públicos, existe uma preocupação do Poder Público, de estimular a vocação da região central, onde se encontra este importante corredor cultural que vai da Câmara até o Cemitério, para, não somente, a ocupação dos espaços pela população, como estimulação da economia com geração de emprego e renda, com o apoio do espaço Jundiaí Empreendedora”, detalhou o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.

“As obras trarão de volta à cidade o local que já foi palco de inúmeros espetáculos, além de espaço para descoberta de talentos de Jundiaí e Região. A volta do Centro das Artes e Sala Glória Rocha vêm para potencializar todo trabalho de valorização da cultura que a gestão tem desenvolvido”, reforçou o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

Além do prefeito e dos gestores de Cultura e Governo e Finanças, o vice-prefeito Gustavo Martinelli e o gestor adjunto de Obras, Ademir Pedro Victor e diretores das unidades participaram da visita.

Espaço foi detalhado pelo gestor de Cultura, Marcelo Peroni, aos novos integrantes do Conselho de Cultura

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/13/obras-do-centro-das-artes-avancam-e-sao-apresentadas-para-os-artistas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original