Clima seco exige cuidados para realização de atividades físicas

Publicada em 14/07/2022 às 16:54

Com a chegada do inverno e, consequentemente, do ar seco por conta da falta de chuvas, alguns cuidados precisam ser tomar em relação à nossa saúde, principalmente para aqueles que realizam atividades físicas ao ar livre. Os problemas decorrentes do tempo seco vão desde alergias diversas e respiratórias, como consequência do ressecamento das mucosas (pode ocorrer sangramentos pelo nariz), ressecamento da pele e irritação da conjuntiva dos olhos.

“Com a temperatura mais baixa, nosso corpo passa por um processo de adaptação para manter a temperatura interna. Por convecção (processo físico de transferência de calor), alguns mecanismos fisiológicos e regulatórios tentam minimizar esse processo de perda de calor pelo organismo. A pessoa que se exercita deve tomar cuidado com as roupas que veste durante o exercício, tendo a necessidade de se agasalhar para manter uma temperatura adequada, ou em outra direção, retirar uma quantidade de agasalhos para manter o equilíbrio”, alerta o educador físico do TIME-Jundiaí, Bruno Mazzuco.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto aérea de Jundiaí, com céu encoberto pela falta de chuva
Com a baixa umidade do ar, a prática de atividades físicas exige atenção na hidratação

O profissional também reforça a necessidade de hidratação, mesmo que o frio tire um pouco a sensação de sede. “A hidratação se torna um componente chave nesse processo de treino em temperaturas baixas. Por diminuir a perda de água em comparação aos dias quentes, nosso corpo tende a sinalizar menos a sensação de sede. Tome bastante água mesmo não sentindo a necessidade pela sede. Outro ponto a ser considerado é o ressecamento das vias aéreas por conta da baixa umidade do ar. Enfim, mantenha seu corpo hidratado”, recomenda.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM Treinador Bruno se exercitando em um aparelho na academia interna do Bolão
Bruno alerta para as mudanças de temperatura durante a prática de atividades físicas

Já o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano, aponta que as diferenças de temperatura também podem ser prejudiciais à saúde quando menosprezadas. “Nesta época do ano a amplitude térmica chega a 15, 20 graus no mesmo dia, com noite bem frias e tardes quentes. Combinada com a baixa qualidade do ar, pode ser prejudicial à saúde, e o ideal é evitar ficar muito tempo fora de casa”, recomenda

Segundo ele, a baixa qualidade do ar se não apenas pela baixa umidade relativa. “Combinada a isso, temos também um período com a presença de muita poeira e partículas em suspensão. Recomendamos técnicas para umidificar o ambiente como colocar baldes d’água e toalhas molhadas espalhados pelos cômodos, principalmente quando se tem idosos e crianças em casa”, aponta.

De acordo com dados da Defesa Civil, a umidade relativa do ar ideal é aquela próxima de 70%. Nesta semana, no entanto, o ar de Jundiaí está com a umidade na casa dos 34%. Abaixo dos 30% já é considerado um número perigoso e é acionado e estado de atenção. Esta época do ano também é mais propícia para as queimadas e por isso a Defesa Civil de Jundiaí tem realizado a Operação Estiagem 2022.

Assessoria de imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/14/clima-seco-exige-cuidados-para-realizacao-de-atividades-fisicas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original