Plano Municipal de Arborização Urbana de Jundiaí é destaque em Araraquara

Publicada em 14/07/2022 às 08:03

O Plano Municipal de Arborização Urbana de Jundiaí (PMAU) foi destaque do Encontro Intermunicipal sobre o tema, realizado na quarta-feira (13), em Araraquara. O engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Parques e Jardins, Rudislei Santos, da Unidade de Gestão em Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), mostrou os desafios e como foi a construção do PMAU de Jundiaí.

“O objetivo foi alinhar as ações da arborização ao Plano, dar suporte a políticas públicas e investimentos em áreas verdes, além de orientar agentes políticos, servidores públicos e sociedade civil sobre a importância da arborização para elevação da qualidade de vida”, comentou.

A construção do plano contou com a participação efetiva de colaboradores de carreira, seis deles técnicos que atuam no Departamento de Parques, Jardins e Praças e em espaços como Unidade de Desenvolvimento Ambiental (UNIDAM) e Jardim Botânico. “Fizemos um levantamento do histórico do tema na cidade, pesquisa histórica do sucesso e fracasso de experiências de outras cidades, além diagnóstico de quantidade e qualidade das árvores”, explicou Rudislei, que participou ativamente PMAU.

De acordo com ele, o estudo levantou que a cidade tem 65 mil árvores e conta com espaços prontos ou com possibilidade para receber mais 52,5 mil em seus viários. As árvores de Jundiaí estão em áreas de ruas e avenidas, não incluindo as de grandes áreas verdes como Serra do Japi, parques e bosques.

Dos 52,5 mil espaços que podem receber novas árvores, apontados pelo Plano de Arborização Urbana de Jundiaí, 22,5 mil já se encontram prontos e os demais 30 mil necessitam de algumas adaptações para o plantio.  “Com o plano, a ideia é elevar a arborização urbana ao mesmo patamar de outros serviços públicos considerados essenciais.”

Do total de 65 mil árvores na cidade, o plano revelou que 40% delas possuem alguma inadequação, como idade avançada. Atualmente, técnicos da Prefeitura de Jundiaí contam com um APP que permite agilizar a confecção de laudos de vistoria em árvores, justamente para saber de suas situações.

Rudislei apresentou o plano no evento

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/14/plano-municipal-de-arborizacao-urbana-de-jundiai-e-destaque-em-araraquara/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original