Programa Bom Motorista retoma ciclo de palestras, que irão impactar mais de 400 profissionais
Publicada em 14/07/2022 às 17:56Com um ônibus itinerante como sala de aula, o programa Bom Motorista, realizado pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), foi retomado nesta quinta-feira (14), no Terminal Hortolândia. Nos próximos dias o veículo, que leva palestras educativas a motoristas e cobradores, estaciona nos terminais Cecap, Eloy Chaves, Rami, Vila Arens, Colônia e Central.
A expectativa é de que cerca de 400 trabalhadores do setor sejam impactados pelo trabalho. O primeiro ciclo de conversas é sobre reeducação alimentar, com a coordenadora do Programa Bom Motorista, Tânia Cristina Pires Bueno. Ao longo da conversa nesta quarta (14), ela falou sobre os riscos da má alimentação e fez um alerta. “Açúcar, por exemplo, envelhece, danifica o cérebro, deixa as pessoas de mau humor e com má disposição. Além disso, eleva risco de obesidade e infarto. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 56% dos motoristas de ônibus estão acima do peso”.
Segundo o diretor do departamento de transporte público da UGMT, Leslie Litano Tealdi Nascimento, o objetivo do programa é qualificar e, consequentemente, melhorar o desempenho dos profissionais do sistema de transporte público. “Os temas neste ano foram escolhidos após uma pesquisa realizada com motoristas e cobradores. Constatamos que eles gostariam de ouvir mais sobre temas que impactem a área profissional e também a qualidade de vida”, explicou, destacando que, entre os assuntos estão saúde mental e física, além de alimentação.
Quem participou gostou da experiência. “Aprendi muito durante o encontro e vou colocar todas as dicas relacionadas à alimentação em prática. Temos uma vida corrida, com tempo curto, mas é importante cuidar da saúde”, comentou Washington dos Santos, motorista há 10 anos.
Entender os caminhos errados e corrigi-los foi a lição que Adael Bezerra Silva, que está há apenas um mês como motorista, tirou da palestra. “Acho que essas ações nos incentivam a colocar em prática mudanças para bons hábitos”.
Todos os profissionais receberam um kit com frutas.



Assessoria de Imprensa
-
08/05/2025
Maio Amarelo: ação integrada com Detran no Centro de Jundiaí reforça respeito à faixa de pedestres
-
07/05/2025
Maio Amarelo: ações conscientizam servidores no Paço Municipal sobre segurança no trânsito
-
06/05/2025
Maio Amarelo: Palestras de Educação para o trânsito são realizadas em escolas e empresas de Jundiaí
-
03/05/2025
Jundiaí intensifica ações de conscientização no trânsito durante o Maio Amarelo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original