Agenda Cultural: Música erudita, Viola Caipira, EncontrAfro, exposições e teatro são algumas das atrações gratuitas no final de semana

Publicada em 15/07/2022 às 14:00

Se depender da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) ninguém fica em casa neste final de semana. São várias ações programadas para atender pessoas de todas as faixas etárias, nos mais diferentes estilos, em diversas linguagens artísticas e tudo com entrada gratuita.

Para quem mora na região do Vista Alegre, na Pracinha da Cultura, antigo Ceu das Artes, tem sessão de cinema, do projeto Super Tela, nesta sexta-feira (15), a partir das 19h, com entrada gratuita, a apresentação do sucesso de bilheteria Homem-Aranha: De volta para o lar. A entrada é por ordem de chegada e são 40 lugares.

Os destaques são para dois concertos musicais: Orquestra Paulistana de Viola Caipira e Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí que retoma em 2022 suas atividades com muitas novidades. A Orquestra passou por mudanças em sua estrutura e agora passa a ter um perfil que une jovens estudantes aos músicos profissionais que que integravam o corpo artístico municipal. A principal novidade é que agora a orquestra é uma sinfônica e ainda mantém o seu núcleo profissional, que também fará concertos como os “solistas de câmara da OSMJ”.

Acompanhe a programação nos equipamentos culturais para esse final de semana:

Praça Central do Complexo Fepasa recebe a Orquestra Paulistana de Viola Caipira

O Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro) recebe neste sábado (16),a partir das 19h, na Praça Central o concerto da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, com entrada gratuita. Além da apresentação o público terá praça de alimentação com os permissionários dos varejões noturnos da cidade e as barracas dos artesãos participantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão.

No domingo (17), a partir das 18h, na Sala Jundiaí, a abertura oficial do 4º EncontrAfro, uma realização do Coletivo #PretaEU, com o apoio da Unidade de Gestão de Cultura. O evento é um festival de empoderamento que promove o encontro entre pessoas e profissionais negros da região de Jundiaí e demais localidades, através de múltiplas linguagens artísticas, debates e ações sociais, potencializando a representatividade, visibilidade e consolidando redes pessoais e profissionais. A entrada é gratuita e a programação se estenderá até dia 25, com diversas ações que podem ser conferidas no link https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/14/complexo-fepasa-sera-sede-do-4o-encontrafro-a-partir-de-domingo-17/

Exposição ” As Tarcilas”, no Complexo Fepasa

Também é possível visitar a exposição “ As Tarcilas – Mulheres na Arte. De segunda a sexta, das 8h às 21h, aos sábados das 8h às 17h e domingos das 8h às 13h. Entrada franca. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens). No espaço Sonia Cintra, o público poderá visitar gratuitamente, a exposição “Narrativas Autobiográficas e Memórias Imagéticas” que traz histórias de vida de alunas e alunos do CMEJA, das Profas. Djenane Vieira e Érica Ferreira (Arte e Língua Portuguesa) que, por meio de relatos e fotos de ancestrais de suas famílias, dialogam com o público acerca de suas memórias afetivas.

Também na Biblioteca, na Galeria Jundiaí, está acontecendo a exposição “Na Pele da Negra através do Olhos”, uma captura que retrata diversos sentimentos vivido no cotidiano da Mulher Negra, com o objetivo de homenagear e ressaltar a cultura afro brasileira. Participam da mostra as artistas: Beatriz Pastorino, Bella Tozini, Letícia Alves, Paty Miranda, Rosângela Arregolão, Silvia Almeida, Stela Carolina, Thais Legal e Vanessa Sanches.

Eliane e Julia esperam a garotada para a Oficina de Livro Sanfonado na Biblioteca

Ainda na Biblioteca, no sábado (16), às 11h, acontece a Oficina de Férias “Livro Sanfonado” para crianças de 06 a 12 anos com o objetivo de estimular as crianças a escreverem seu primeiro livro. Trata-se de uma oficina que envolve totalmente o participante, pois tem à sua disposição recurso do áudio visual, depois papel, lápis, lápis coloridos, borracha, recortes e o livro sanfona artesanal. Com isso, poderão usar da imaginação para “transcrever sua história” e passá-la para o livro, da maneira que seja mais conveniente, seja através de desenho, escrita, quadrinhos ou todos recursos juntos.

Todas as atividades na Biblioteca são gratuitas. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

A Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens).
O mais novo espaço cultural da cidade estará aberto neste sábado e domingo (16 e 17), das 9h às 13h, sendo uma excelente oportunidade para que pais e filhos e cuidadores conheçam todas as possibilidades que o local oferece para que a criança possa desenvolver atividades lúdicas e principalmente brincar.

André Faria apresenta ” Enrolado” no sábado na Fábrica Japy

Neste sábado (16), às 10h30, o ator, diretor e palhaço André Farias chega com o espetáculo “ Enrolado”. “Rolo”, um diretor de cinema, chega antes do elenco ao local onde será gravado o filme, “Margarina e o sumiço de Manteiga” e, como o elenco demora para chegar, conversa com a plateia e explica o que vai acontecer. Aproveita para montar o cenário, quando de repente, recebe algumas ligações. A primeira é de seu Diretor Geral, bravo homem, perguntando se está tudo correto para o início da gravação do filme, pois, nesse dia, o maior astro do cinema irá assistir. As outras ligações são do elenco dizendo que tiveram diversos contratempos e que não chegarão para a gravação. Desesperado, “Rolo” se depara com a responsabilidade de fazer o filme. Então, explica divertidamente conceitos do teatro como interpretação, voz, entonação, escolhe o elenco na hora, ensaia, coloca adereços e junto com a plateia, realizam o filme. O espetáculo é recomendado para crianças de 4 a 11 anos.

Novas Aventuras da Cia. do Biombo no domingo na Fábrica Japy

Já no domingo (17), a partir das 10h30, tem apresentação do espetáculo “ Um quarto de histórias – Novas Aventuras”, com a Cia. Giro no Biombo. Duda, Théo e Belinha, três irmãos que não se cansam de brincar e tem como local preferido um quarto de bagunça, onde sempre se divertem com imaginação e a magia de um mundo da contação de histórias. As novas aventuras começam quando encontram um objeto misterioso e tentam descobrir de quem era e como foi parar ali. Durante a investigação as crianças se transformam em personagens de suas próprias histórias. Com muita brincadeira e música ao vivo, descobrem novas experiências, possibilidades e questionamentos de como se relacionar com o mundo. Espetáculo para crianças de 04 a 10 anos.

Todas as atividades na Fábrica das Infâncias Japy são gratuitas. Mais informações no 4521-0971.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro) e seus jardins ficam abertos das 10h às 17h no final de semana. O público poderá conhecer o acervo permanente do Museu e ainda conferir em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.
O acesso ao Museu é gratuito. Mais informações 4521-6259.

Solar do Barão aberto das 10h às 17h

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro) também estará aberta sábado e domingo (16 e 17) das 10h às 17h. O visitante poderá conhecer as obras do artista visual Nariz Coletivo (Victor Canela) em sua primeira mostra individual intitulada “ O prazer de desistir”. A mostra reúne uma retrospectiva de trabalhos do artista que orbitam entre a colagem, desenho, pintura e uma instalação em formato de atelier aberto. A exposição fica aberta ao público até 14 de agosto.

As obras do artista Nariz Coletivo em exposição na Pinacoteca

Na Pinacoteca o visitante ainda encontrará as obras dos artistas Diógenes Duarte Paes (patrono da Pinacoteca), com suas famosas aquarelas e também as obras dos consagrados artistas Elvio Santiago e Inos Corradin. Tem também a exposição fotográfica ” Paesani”, do fotógrafo premiado Emidio Luisi.

Ainda neste sábado (16) a Pinacoteca recebe crianças e adolescentes das 10h30 às 12h, para a Oficina de Férias “ Pintando com Massa de Modelar”, com a artista plástica Cris Suitter.

O acesso a Pinacoteca é gratuito. Mais informações no 4586-2326.

O Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) recebe no sábado (16), às 20 horas, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ). Para o programa de estreia da OSMJ, que marca o retorno da orquestra aos concertos regulares no Teatro Polytheama, a maestrina Claudia Feres, diretora artística e regente, escolheu um repertório com base em duas obras de Mozart, a abertura da ópera, “As bodas de Fígaro” e a Sinfonia, nº 35, “Haffner”.

Concerto de abertura da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí, sábado no Polytheama

Completando o repertório, o Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky, uma das mais populares obras do romantismo. O destaque fica para a violinista, Svetlana Tereshkova, instrumentista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Svetlana já conheceu o trabalho realizado pela OSMJ quando teve a oportunidade de assumir a posição de spalla da orquestra por duas ocasiões.

O concerto da OSMJ é gratuito e os ingressos – dois por pessoa – já podem ser retirados na bilheteria do teatro e também pela Internet, pela plataforma Sympla.

No domingo (10), às 18h30, acontece a apresentação do espetáculo de dança “Arte pela Arte 2022”, do Studio de Dança Entrelace. Os ingressos variam de 40 a 50 reais e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou na Internet, pela plataforma Sympla. Mais informações no 4586-2472.

Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110) as oficinas gratuitas e descentralizadas da Cultura no bairro estão suspensas em razão das férias. Mas na Biblioteca do espaço várias oficinas de férias estão programadas até o final do mês e em algumas ainda é possível se inscrever. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

Próximas atrações
Para quem gosta de acompanhar as ações culturais, anote o que ainda vai acontecer neste mês de julho:

Dia 18 de julho – 19h – Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama – Vernissage da Exposição “O Espaço que há entre as coisas”, dos artistas visuais Dani Shirozono e Jeff Barbatto.
Dia 18 de julho – 18h30 – Biblioteca – Complexo Argos – Encontro com autores jundiaienses em comemoração ao Dia Nacional do Escritor.
De 27 a 31 de julho – Complexo Fepasa – Festival de Música de Jundiaí 2022
30 composições inéditas concorrendo. Shows musicais com o Grupo Triii e Demônios da Garoa, workshops e roda de conversa com profissionais de destaque do cenário musical, área de gastronomia com os permissionários dos varejões noturno, artesanato com os artesãos do projeto Jundiaí feito à Mão, área de estacionamento gratuito e muito mais…. Aguarde!

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/15/agenda-cultural-musica-erudita-viola-caipira-encontrafro-exposicoes-e-teatro-sao-algumas-das-atracoes-gratuitas-no-final-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original