Capacitação sobre a população migrante no município aos servidores públicos
Publicada em 15/07/2022 às 09:59Nesta quinta-feira (14), o espaço Jundiaí Empreendedora recebeu um treinamento sobre atendimento à população migrante no município, proporcionado pela Organização Internacional para as Migrações/Organização das Nações Unidas (OIM/ONU), voltado para o fortalecimento das redes de serviços para a população migrante como garantia às Políticas de Assistência Social.
Em ação que acontece também para alinhar ações pertinentes à obtenção do selo Migracidade, a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) estiverem presentes no período da manhã, e a tarde, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) participaram do treinamento, realizado na Escola de Gestão Pública.
“Qualificar as equipes ao atendimento da população é de grande importância em diversas vertentes, especialmente com o migrante, que tem questões específicas, demandas muito próprias”, comentou o diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Luiz Guilherme Fuschini Camargo. Ainda sobre as questões humanitárias, o assessor de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida, explica que existem particularidades em relação as necessidades da população migrante oriundas à cultura deles, que muitas vezes podem ser um ponto à ser continuamente promovido pelo município para garantir o acesso aos serviços públicos, o que já acontece nos serviços ofertados pelo município.
Entre os assuntos abordados, os profissionais puderam entender sobre os direitos e serviços disponíveis à população migrante e conversaram sobre empregabilidade. “Nós viemos para realizar uma capacitação aos servidores públicos, principalmente voltado para área de integração econômica da população migrante”, ressaltou Carla Lorenzi, coordenadora de projetos da OIM.
Enrico Arkchimor Milamonti, diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), conta que, entre os treinamentos com o tema, aconteceu uma palestra com aproximadamente 34 haitianos no ano passado. “Com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizamos uma ação aqui no Espaço, onde eles puderam cadastrar o currículo no Portal e, em seguida, se inscreveram para vagas que haviam disponíveis”, explica. Além das anteriores, Letícia Atique Branco, Assessora de Políticas para a Juventude, ressalta que a OIM tem a pretensão de realizar este ano uma capacitação com os empresários. “Conscientização para contratação de imigrantes e alerta aos riscos de trabalho análogo da escravidão”, disse Letícia.
Parceria
A parceria se deu pela Unidade de Gestão da Casa Civil, por meio das articulações do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas através das Assessoria de Políticas de Direitos Humanos e Assessoria de Políticas para a Juventude com a Organização Internacional para as Migrações/Organização das Nações Unidas (OIM/ONU).
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
22/12/2024
Revitalização de parques amplia oferta de espaços de lazer e qualidade de vida
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
17/12/2024
Com estratégia e inovação, Jundiaí traça caminho para o desenvolvimento econômico e social
Baixe as fotos desta notícia na resolução original