Estão abertas as inscrições para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Publicada em 16/07/2022 às 13:00

O Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que remunera em dinheiro os produtores rurais que possuem áreas com vegetação nativa preservada, está com inscrições abertas. O PSA é desenvolvido pelo Departamento de Agronegócio, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo instituído pela Lei Municipal nº 9.116, de dezembro de 2018. O objetivo é incentivar o produtor rural de Jundiaí a preservar o meio ambiente. 

José Luiz Negrini tem produção de eucalipto no bairro do Castanho e participa do PSA desde o primeiro ano do programa, com 14 hectares de área preservada. “A conservação do meio ambiente é de extrema importância para todos nós. Aprendi isso com o meu pai, que sempre me ensinou a importância das árvores, da mata para mantermos a produção de água, do recurso hídrico. Esse foi um programa muito desejado por nós produtores e logo que foi aberto já fizemos a inscrição da nossa propriedade. A preservação por aqui já acontecia, agora ainda temos o benefício de poder receber por essa área”, afirmou.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Foto aérea mostra parte de uma área produtiva e uma grande área com árvores e floresta preservada.
Áreas preservadas contribuem para melhoria na produção rural

“O programa é sucesso em Jundiaí. É uma importante política pública que beneficia o produtor rural e preserva remanescentes florestais e áreas que estão em processo de restauração”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Atualmente, o PSA em Jundiaí conta com 78 propriedades rurais que reúnem aproximadamente 390 hectares de florestas nativas e 28 hectares em áreas de reflorestamento. “É  uma iniciativa que está em consonância e alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas”, confirma o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Os produtores rurais podem fazer inscrição até o dia 8 de agosto. Para participar do programa é necessário que a propriedade rural seja efetivamente produtiva. O pagamento do benefício é limitado a 40 hectares por propriedade. O recebimento do incentivo é contínuo e pode ser renovado a cada quatro anos, desde que a área seja mantida intacta. 

A diretora de Agronegócio, Isabel Harder, ainda enfatiza sobre o impacto que a preservação do meio ambiente promove nas propriedades rurais. “Ao preservar os remanescentes de florestas e recuperar áreas degradadas, o ambiente é regenerado e pode ampliar a produção agrícola. A proteção do solo é muito importante para solos mais férteis e a produção de água no entorno, como mencionado pelo produtor José Luiz. 

Mais informações podem ser consultadas no site, na Imprensa Oficial do Município de Jundiaí Edição 5110|01 de julho de 2022 ou diretamente com a UGAAT, pelos telefones 4589-8581/8872 ou pelo e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/16/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-programa-de-pagamento-por-servicos-ambientais-psa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original