Pracinha da Cultura segue com atividades de incentivo à leitura nas férias

Publicada em 16/07/2022 às 08:18

Durante todo o mês de julho, período de férias escolares, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promove uma programação diversificada nas bibliotecas Professor Nelson Foot (Complexo Argos) e Pracinha da Cultura (Vista Alegre). Com oficinas, contação de histórias, shows, dentre outras atividades, crianças e adultos podem aproveitar a programação em família, atreladas às propostas do Programa Jundiaí Cidade das Crianças.

Na Pracinha da Cultura, localizada na rua cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre, as Rodas de Leitura e Conversa, mediadas pelas escritoras Rosana Congílio e Valquíria Malagoli acontecem todas as terças-feiras, das 18h30 às 19h30. Ao abordar livros com temáticas diversas que tocam em assuntos do cotidiano das crianças, as rodas colaboram para que elas desenvolvam suas habilidades de leitura em conjunto e discutam sobre questões variadas.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM:
Rodas de Leitura e Conversa são realizadas na Pracinha da Cultura

“São crianças com habilidades de leitura diversas, porque a roda é para crianças de 6 a 12 anos, mas acabam chegando outras mais novas, irmãos menores, que ainda não conseguem ler. Então nosso intuito é mais do que fazê-los ler, é para ser um espaço para eles serem ouvidos. Não só ler, mas falar”, pontua Valquíria Malagoli.

“Essas ações acompanham o ideal do Cidade das Crianças, que visa oferecer atividades para que as crianças tenham acesso a diversos conhecimentos enquanto se divertem e ainda vivenciam momentos de interação”, comenta Marcelo Peroni, gestor da Cultura.

Ana Vitória, de 11 anos, participa das rodas da Pracinha desde o começo do ano e conta que já se sente familiarizada com a leitura. “Eu gosto de participar da roda de leitura porque a gente lê e o que a gente não sabe, elas ensinam. Acho bem legal, porque ensinam as pessoas que não sabem ler.”

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Adolescente, morena, 11 anos, veste camiseta e bermudas cinza com desenhos em preto, segura um livro com capa vermelha e com desenhos de uma menina e o título escrito em amarelo 'Coisas que toda garota deve saber'
Ana Vitória, 11 anos, gosta de participar das atividades

Próximas atividades

Oficina de História em Quadrinhos para crianças com Ede Galileu, nos dias 21 e 22, das 10h às 12h; (Inscrições pelo link).

Dia 23 das 10h30 às 12h

Oficina: Pintando com café

Público: de 05 a 16 anos

20 vagas

Inscrição via formulário on-line.

Dia 30 das 10h30 às 12h

Oficina: História da Arte divertida e praticada

Público: de 08 a 12 anos

20 vagas

Inscrição via formulário on-line.

As aulas serão realizadas na Pinacoteca, localizada na Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Para mais informações 4586-2326 e o horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/16/pracinha-da-cultura-segue-com-atividades-de-incentivo-a-leitura-nas-ferias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original