Comitê ‘Novo Complexo Fepasa’ toma posse e anuncia investimentos e intervenções futuras

Publicada em 18/07/2022 às 18:28

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) a posse do Comitê “Novo Complexo”, responsável pelas tratativas da gestão intersetorial e revitalização do Complexo Fepasa. A atividade foi realizada na Sala de Situação do Paço Municipal e contou com a participação do prefeito, Luiz Fernando Machado, e gestores da Prefeitura.

A mesa-diretora do Comitê tem a seguinte composição: a presidência fica a cargo do Departamento de Gestão do Complexo Fepasa, da Unidade de Gestão de Cultura, ocupado pelo diretor William Paixão. Já a vice-presidência é vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil, representada pelo diretor do Departamento de Convênios e Parcerias, Tales Calegari. A mesa conta ainda, em sua secretaria-geral, com o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco.

Também participaram da posse representantes dos demais órgãos com funcionamento no Complexo e que compõem o Comitê, como das Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ); da Fundação Casa da Cultura e Esportes; da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas); do Poupatempo/Prodesp; e da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec) Deputado Ary Fossen.

Sala de Situação do Paço Municipal. com diversas pessoas sentadas ao redor de mesa de reunião com formato em U
Comitê tomou posse na Sala de Situação, com a participação de prefeito e gestores

“A posse deste Comitê está inserida no exercício diário do governo pela realização de políticas envolvendo a participação comprometida das diversas plataformas da Prefeitura, a fim de que a requalificação daquele espaço cheio de potências seja uma experiência exitosa e que traga proveitos à sociedade. Vale lembrar que, assim como a entrega da revitalização do Centro das Artes, o Complexo Fepasa também integra o Centro Histórico e deve potencializar as vocações cultural e turística da nossa cidade”, comentou Luiz Fernando.

O gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos, reforçou a importância da centralidade do comitê. “A atuação intersetorial de todos os envolvidos deve levar em conta a centralidade deste comitê e estar atenta à preservação deste importante patrimônio, com a cautela necessária junto aos órgãos de preservação”, e sugeriu que o Comitê conte também com as participações de representantes da sociedade civil, como ex-ferroviários e historiadores.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, tratou dos investimentos da Prefeitura no Complexo desde a transferência da Unidade de Gestão de Cultura para o espaço e sugeriu que a sua revitalização estivesse integrada com a do Centro Histórico. “Desta forma, com a montagem de uma matriz de responsabilidade para o Complexo, inserimos as intervenções no monitoramento por parte do governo, definindo as responsabilidades de todos e dialogando também com a revitalização do Centro”.

Já segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a data é bastante significativa. “Desde a aquisição do Complexo pela Prefeitura, em 2001, era desejo da classe artística que aquele espaço se tornasse um espaço de vocação cultural. Desde a transferência da UGC para lá, em 2017, já houve diversas conquistas em sua ressignificação, com a aprovação de seu Plano Diretor em 2020. Hoje assumimos um novo passo, estabelecendo as responsabilidades dos envolvidos, com outros investimentos a ser anunciados em agosto, quando, dentro da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural haverá, entre 22 e 28 de agosto, a Semana do Novo Complexo, com a reabertura do Museu Ferroviário”, comentou.

Foto aérea e noturna do Complexo Fepasa iluminado, com outros prédios ao fundo, e iluminação cênica verde em torno de árvores e outras vegetações em vão central
Complexo Fepasa irá contar com programação especial durante o Mês do Patrimônio

William Paixão comentou o planejamento da ação do Comitê. “Este comitê foi criado na perspectiva de atribuir as responsabilidades e criar um espaço de compartilhamentos. A mesa-diretora e o encontro de todos os representantes contarão com cronograma definido de encontros, na forma de reunião de trabalho, com oficialização de registro em ata para os encaminhamentos, sem deixar de nos atentarmos às demandas do dia a dia, como as manutenções de rotina e intervenções necessárias para a sua preservação e para a qualidade da ocupação da sociedade”.

Com área total de 111 mil metros quadrados, com 34 edificações e em 46 mil metros quadrados de área construída, o Complexo Fepasa é o único patrimônio material do Município com tombamento em nível nacional, registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/18/comite-novo-complexo-fepasa-toma-posse-e-anuncia-investimentos-e-intervencoes-futuras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original