EMEB do Sonhos Anézio de Oliveira começa a ganhar parque com brinquedos de madeira

Publicada em 18/07/2022 às 15:31

A EMEB dos Sonhos Anézio de Oliveira, localizada na Vila Marlene, está em fase final de obras e o parque da escola começa a receber as intervenções e a instalação de brinquedos de madeira. Como parte das etapas da obra, as equipes da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) estiveram no local, na manhã de segunda-feira (18) para alinhar os próximos passos. A visita também foi acompanhada pelo vereador Edicarlos Vieira. 

“Hoje estamos com uma equipe multidisciplinar para pensar no parque da Anézio. As escolas são incentivadas a cada vez mais planejar propostas ao ar livre, ressignificando e transformando os espaços externos em potentes ambientes possibilitadores de aprendizagens mais contextualizadas e significativas. Sendo a ambiência um dos eixos norteadores do programa Escola Inovadora. O parque vem com a proposta de atividades não só para o desenvolvimento da parte cognitiva, mas também do movimento, a criatividade, a espontaneidade e o brincar. Além da EMEB Anézio, ao longo do ano, outras escolas também receberão reforma em parques”, explicou a gestora adjunta de Educação, Tânia do Amaral Gurgel.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
quatro pessoas, dois homens e duas mulheres estão em pé, duas deles seguram papeis na mão. Eles estão em um ambiente aberto, com grama.
Equipes da UGE e UGISP estiveram no local

As obras no parque foram programadas para iniciarem na fase final. O espaço será contemplado com diferentes tipos de brinquedos como balanço, gangorra, escorregador, entre outros, além de um jardim sensorial para que as crianças possam sentir e entender diferentes texturas como pedrisco, areia, pedras e grama. Somente no parque o investimento é na ordem de R$ 80 mil que engloba a aquisição de equipamentos, brinquedos, materiais e mão de obra.

A acessibilidade também será contemplada, com brinquedos específicos. “Estamos planejando espaços externos e acessíveis, que possam atender à necessidade de todas as crianças, para que elas possam se sentir pertencentes ao local”, explica a coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Inclusiva, Joyce Rodrigues da Mota Iole.

A vice-diretora da EMEB Anézio, Elisângela Cruz de Souza Arruda comentou que o parque, assim como a escola, atende aos pedidos das crianças e educadores. “Esperamos que o parque seja um lugar onde os estudantes possam se divertir e aprender em um espaço que integra educação e o trabalho com os elementos da natureza, que é fundamental para a aprendizagem”.

Para oferecer um ambiente organizado e dentro dos conceitos já aplicados em Jundiaí, o técnico em construção civil da UGISP, Anderson de Araújo também participou da visita. “Nossa equipe técnica oferece suporte e coordenação na montagem dos parques em todas as escolas. Acompanhamos para poder adaptar os espaços dentro da realidade de cada unidade escolar”, explicou. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Área verde, com gramado e árvores, ao fundo construções.
Parque vai começar a receber brinquedos e intervenções na EMEB Anézio

Ambiência Escolar

Os investimentos na EMEB dos sonhos são de R$ 2,3 milhões, com recursos do programa Avança Jundiaí. “As intervenções contemplam a completa reforma e ampliação da escola com a remoção e substituição de revestimento das paredes; ampliação de quatro novas salas de aula; impermeabilização interna e externas das paredes; trocas de divisórias, portas e janelas; construção de novo anexo de banheiros; reforma de vestiários; revisão de telhados, calhas e rufos; revisão das instalações hidráulicas e elétricas; adequação de cozinha e pintura geral”, contou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/18/emeb-do-sonhos-anezio-de-oliveira-comeca-a-ganhar-parque-com-brinquedos-de-madeira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original