Programa Pé de Árvore promove plantio de mudas na Vila Progresso

Publicada em 18/07/2022 às 09:00

Morador da Vila Progresso, o senhor Osvaldo Moreira Júnior sentiu falta de mais árvores no seu bairro, conheceu o programa Pé de Árvore e fez uma solicitação para o Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) para receber o plantio em sua rua.

“Há algum tempo sinto falta de mais árvores aqui no bairro (Vila Progresso). Conheci o programa pelas divulgações da Prefeitura e fiz o processo necessário, inclusive colhendo as assinaturas dos vizinhos. Foi tudo muito simples. As árvores foram plantadas na última semana e agora vamos ajudar com a rega e cuidados. Eu fiz minha parte para ter uma Vila Progresso mais arborizada”, contou o munícipe.

No trecho da rua onde o senhor Osvaldo mora foram plantadas sete novas mudas, sendo duas de ipê roxo e cinco de ipê branco. “Aqui vai ficar muito bonito quando elas começarem a florir”, lembrou Osvaldo.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Homem está atrás de uma muda de árvore, plantada em calçada de rua com casas.
Osvaldo solicitou o plantio de mudas na rua onde mora

O Programa Pé de Árvore é realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) – Unidam e Jardim Botânico – e tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental e paisagística dos espaços urbanos, contribuir para a redução da poluição do ar, sonora e visual, favorecer a saúde física e mental da população. O plantio de mais árvores também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Agenda 2030).

“O Pé de Árvore promove a arborização urbana a partir da participação dos munícipes, tanto no pedido das árvores, quanto no cuidado com as mudas após o plantio. O próprio programa foi criado a partir de um processo de escuta a crianças e pais durante a elaboração do Plano de Bairro Novo Horizonte, quando 86% dos entrevistados disseram que o bairro deveria ter mais árvores, e 72% gostariam que uma árvore fosse plantada em frente à própria casa. Além de deixar as ruas mais bonitas e o clima mais ameno, a arborização de calçadas promove o sombreamento dos caminhos e estimula que crianças e adultos andem mais a pé, ampliando os benefícios do programa”, explicou a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
homens estão abrindo uma cova para plantio de muda de árvore em calçada
Programa é promovido em parceria com a Unidam e Jardim Botânico

As árvores são plantadas em frente aos imóveis dos proprietários que autorizaram e se comprometeram a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital, pelo e-mail urbanismo@jundiai.sp.gov.br. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de gradil para proteção e de placa de identificação das árvores ficam sob responsabilidade das unidades da prefeitura, o munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/18/programa-pe-de-arvore-promove-plantio-de-mudas-na-vila-progresso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original