Receituário infantil é referência para Hospital Municipal Mário Covas Jr, em Ilhabela

Publicada em 21/07/2022 às 12:24

Jundiaí, Cidade das Crianças é referência em vários quesitos nacionalmente, seja em qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, bom destino para investimentos, Educação de qualidade, entre outros adjetivos. Desta vez, o receituário infantil implantado pela equipe da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir do Grupo de Trabalho da Infância e Primeiríssima Infância de Jundiaí, é usado como exemplo para o trabalho que será realizado na cidade de Ilhabela, no Hospital Municipal Mário Covas Jr.

“A gestão de Jundiaí é direcionada para uma cidade que seja boa para as crianças. Consequentemente, será boa para todos. Com essa premissa, o trabalho é desenvolvido em todas as Unidades de Gestão. O exemplo da dedicação e dos bons resultados já alcançados é o receituário infantil. São medidas simples, que impactam e colocam as crianças como as protagonistas”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando que Jundiaí faz parte da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e da Urban95, sendo sede de encontro latino-americano em março de 2024, sobre o tema.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: mão de médico segura caneta e preenche receituário infantil, que é feito em folha branca, com margem azul, desenhos coloridos e uma listagem de brincadeiras que podem ser indicadas pelos médicos para o paciente, conforme a avaliação necessária
Receituário infantil é exemplo para a cidade de Ilhabela

Com o objetivo de servir não somente como indicador da prescrição medicamentosa, o receituário infantil engloba algumas atividades para ser realizadas em família, como passeios ao ar livre, leitura, alimentação com mais legumes, além de brincadeiras.

O encontro do exemplo de Jundiaí aconteceu de maneira digital. “Estávamos em uma reunião com o Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes (CMDCA) de Ilhabelha e buscamos via pesquisadores da web. A partir da notícia do portal da Prefeitura de Jundiaí chegados ao exemplo do que estamos projetando implantar”, comentou o diretor do Hospital Infantil Mario Covas Jr, Henrique Simões.

A partir de contato feito com as equipes de Jundiaí, o modelo foi compartilhado com o gestor do equipamento ilhabelense. “Jundiaí tem a política pública direcionada para infância e a saúde, que já conta com espaços estilizados com o programa ‘Pé de Infância’. O receituário infantil é um complemento que agrega a família, incentiva a prática de atividades físicas ao ar livre e promove a saúde”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/21/receituario-infantil-e-referencia-para-hospital-municipal-mario-covas-jr-em-ilhabela/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original