6ª  Semana do Agricultor tem início com painel sobre frutíferas nativas

Publicada em 25/07/2022 às 17:50

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio do Departamento de Agronegócio, promoveu nesta segunda-feira (25), a abertura da 6ª Semana do Agricultor, com o Fórum Potencial Econômico das frutíferas nativas.

O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez deu as boas-vindas aos participantes. “Hoje iniciamos as comemorações do Dia do agricultor abordando um importante tema, as árvores nativas, em parceria com a Maneje Bem, um importante aplicativo e programa para Jundiaí, que agiliza processos, ajuda com a solução de problemas e prevenção, além de ser um grande atrativo para as novas gerações. A celebração prossegue durante a semana com diversas atividades, convidamos vocês a participarem. Outro importante tema é sobre o carbono e como os produtores podem ser beneficiados”, declarou.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um auditório, pessoas estão sentaas em cadeiras azuis e prestam atenção à frente, onde há dois homens em pé.
Fórum abordou o tema frutíferas nativas e crédito de carbono

O Fórum iniciou com a explanação do técnico da Maneje Bem, Felipe Costa Liberatori. “A ideia é plantar uma sementinha nos agricultores sobre o potencial que as frutíferas nativas têm no desenvolvimento do mercado nacional e internacional e como elas podem ser trabalhadas”, contou Felipe que também falou sobre os Sistemas Agroflorestais (SAF) e programas de apoio. 

Na sequência, a diretora do Sistema Mantiqueira da The Nature Conservancy (TNC), Adriana de Oliveira Kfouri, falou sobre “Carbono e escala na restauração florestal”. “Esse é um assunto complexo e novo, mas que os produtores rurais precisam ter conhecimento, pois o carbono é um ativo do qual vocês podem participar. O carbono vem na pauta da mitigação das mudanças climáticas e é uma peça para se ter mais valor na floresta”, afirmou.

Adriana apresentou desde um breve resumo histórico sobre o desequilíbrio de carbono até os projetos que estão em desenvolvimento pela TNC. “O proprietário rural tem um ativo em mãos e precisa também poder lucrar com isso”, lembra a diretora.

No encerramento do Fórum, Felipe Liberatori voltou a conversar com os participantes sobre o aplicativo Maneje Bem. “O app visa levar desenvolvimento, conhecimento e treinamento para o pequeno produtor rural, é aliar a tecnologia a favor da agricultura familiar”, afirmou.

Mariangela Storani é produtora de café no bairro Aeroporto e assistiu com atenção aos temas abordados. “Foi muito interessante participar do Fórum com pessoas com tanto conhecimento técnico. O Agronegócio já me oferece um ótimo suporte, faço parte do PSA – Pagamento por Serviços Ambientais – e tenho muito orgulho dessa área. Agora conheci mais sobre o carbono e entrei recentemente para o Maneje Bem, mas ainda não iniciamos os trabalhos”, contou a agricultora.

Programação

A 6ª Semana do Agricultor prossegue durante esta semana. Na terça-feira (26), das 8h30 às 10h30, será promovida a ação “Mulher no Agronegócio: Farmácia Viva”, no CECE Francisco Álvaro Siqueira Neto, na Vila Maringá. Serão abordadas dicas de produção de mudas e usos de plantas medicinais. A ação é promovida em parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde – UBS Maringá. 

Na quarta-feira (27), no período da manhã, das 8h30 às 12h30, será promovida uma visita técnica sobre Fertilizante Orgânico Composto da TERA Ambiental. No início da tarde na ETEC Benedito Storani, serão duas apresentações, a primeira às 13 horas sobre sistemas automatizados de controle de irrigação pela startup IPONIA e na sequência a startup MUDA MEU MUNDO, abordará as possibilidades de comercialização com varejistas.

Para participar dos eventos é necessário fazer inscrição diretamente no Departamento de Agronegócio, pelo telefone 4589-8581/8872 ou pelo e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br.

O encerramento da Semana do Agricultor 2022 será na quinta-feira (28), Dia do Agricultor, com a celebração de missa na Capela da Igreja do bairro São José da Pedra Santa, às 19h30.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/25/6a-semana-do-agricultor-tem-inicio-com-painel-sobre-frutiferas-nativas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original